Desejo interrompido

Sítio do Picapau Amarelo: Ator que fez Visconde de Sabugosa morreu sem realizar grande sonho

André Valli não conseguiu alcançar meta de vida


André Valli na pele de Visconde, ao lado, ator posado para foto
André Valli morreu sem realizar sonho. Foto: Reprodução

Em todos os nove anos da primeira versão do Sítio do Picapau Amarelo da Globo, André Valli deu vida ao inesquecível personagem de Monteiro Lobato, o Visconde de Sabugosa, marcando uma geração de crianças e adolescentes que não deixavam de ver o seriado entre 1977 e 1986. Atualmente sendo reexibido no Canal Viva, é mais uma chance da nova geração conhecer a obra e o público rever as histórias e grandes interpretações, como o saudoso André, morto em 2008.

O artista faleceu aos 62 anos, vítima de câncer, e teve seu corpo enterrado em Recife (PE), sua cidade natal. Na época de sua morte, André partiu sem realizar um grande sonho, segundo um amigo da família do ator. O artista desejava fazer uma montagem de Dom Quixote, clássico de Miguel de Cervantes que sempre faz sucesso com a criançada.

Embora tenha muitos personagens na TV, como em O Bem Amado (1973) e Escrava Isaura (1976), e no cinema, a formação de André foi no teatro e ele não escondia sua paixão por Nelson Rodrigues.

Treze anos após sua morte, o que ficou foi a saudade do público, principalmente ao rever o personagem que o marcou, o Visconde. Na versão de 2001 do Sítio, a figura feita de sabugo de milho foi interpretado por Cândido Damm, Aramis Trindade e Kiko Mascarenhas.

Sítio do Picapau Amarelo: Ator que fez Visconde de Sabugosa morreu sem realizar grande sonho                                                                                  André Valli, na pele de Visconde de Sabugosa, ao lado de Emília, Narizinho, Dona Benta e Pedrinho. Foto: Reprodução

Outros atores falecidos do Sitio do Picapau Amarelo

Além de André Valli, muitos atores da primeira versão do Sítio já morreram. Intérprete da Tia Nastácia, Jacira Sampaio teve um ataque do coração e morreu, aos 76 anos, em 1998. Sete anos depois, Zilka Salaberry, a Dona Benta, faleceu em 2005, aos 87 anos, vítima de insuficiência renal, infecção urinária e desidratação.

Outros artistas vem colhendo o sucesso da reprise da série no Canal Viva, como Romeu Evaristo (Saci) e Reny de Oliveira (Emília). Recentemente, o NaTelinha relembrou a carreira das três atrizes que deram vida à Emília. O papel foi interpretado por três artistas: Dirce Migliaccio (1933-2009), Reny de Oliveira e Suzana Abranches.

Mais Notícias
Outros Famosos

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado