Qual será?

Antonio Fagundes revela novela que mais lhe marcou: "Sou apaixonado por ela"

Novela é de 1993 e de Benedito Ruy Barbosa; veja


Antonio Fagundes sorrindo de camisa xadrez
Antonio Fagundes cita novela que mais lhe marcou - Divulgação
Por Redação NT

Publicado em 09/02/2021 às 10:54,
atualizado em 09/02/2021 às 11:31

No ano em que as telenovelas completam 70 anos de existência, Antonio Fagundes é um dos atores com um dos currículos mais vastos da televisão. Com dezenas de folhetins que marcaram o público, fica até difícil eleger uma que mais tenha lhe marcado. Mas o veterano não hesitou em eleger a preferida.

Ao podcast Novela das 9, do portal de entretenimento da Globo na web, Fagundes revelou: "Tem uma novela que eu realmente sou apaixonado por ela... E por um acaso eu fiz essa novela, mas de qualquer forma, é uma novela que eu sou apaixonado, que é Renascer (1993)".

Segundo ele, Renascer é uma dessas novelas que se for reprisada, faria um enorme sucesso. O ator participou da produção como José Inocêncio, patriarca reservado e que serviu como fio condutor da história. "A teledramaturgia brasileira é uma das melhores do mundo", orgulha-se.

"Os americanos e europeus vieram beber aqui na nossa fonte a forma de fazer novela. Hoje em dia, uma série é quase uma novela. Ela mantém uma história mestre correndo durante todos os episódios, tem um suspense de um capítulo pro outro, enfim... tem uma estrutura dramatúrgica igual à da novela, que os estrangeiros todos vieram beber aqui", analisa.

A diferença das tramas atuais

Segundo Fagundes, a dramaturgia ficou dispersa. "Quando você pega as novelas daquela época, você pega novelas estruturadas de uma forma fantástica, as histórias são contadas como o autor queria que elas fossem contadas. E, naturalmente, com poucos personagens, com poucos cenários... e as cenas às vezes duram 10 minutos. É uma coisa que você não acha mais hoje em teledramaturgia. Uma cena de um minuto hoje em dia é uma cena enorme em televisão", lamenta.

"Eu acho que grande parte do sucesso dessas novelas de antigamente vem da fórmula dramatúrgica que elas usavam, que é diferente das de hoje. O fato de essas novelas antigas estarem fazendo sucesso é porque elas nos permitem descansar dessa loucura que a gente vem vivendo de uns anos pra cá", opina.

Mais Notícias
Outros Famosos

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado