Assista

Diretor levou bronca por ter dado muito espaço ao nascimento de Sasha no JN

Parto de Xuxa no Jornal Nacional rendeu críticas ao diretor de jornalismo da emissora


Xuxa
Divulgação

Em 1998 o nascimento de Sasha Meneghel Szafir mobilizou o país. O parto realizado num hospital particular do Rio de Janeiro foi gravado por Marlene Mattos, então diretora de Xuxa. As imagens foram enviadas para o departamento de jornalismo da Globo, que dedicou quase dez minutos da edição do dia 28 de julho ao parto da "rainha dos baixinhos" no "Jornal Nacional". Mas o diretor de jornalismo da época, Luis Erlanger, revelou que sua atitude [em mostrar o parto no JN] gerou polêmica dentro do canal e que não partiu de Xuxa a ideia da reportagem.

Luis dirigiu o jornalismo da TV Globo por cinco anos e tinha como missão levar ao final do telejornal uma notícia boa, que trouxesse paz para os telespectadores. Mas foi aí que o profissional levou a sua maior bronca enquanto esteve no jornalismo: ter dado ampla cobertura ao parto da apresentadora: "Maior esculacho [da direção] da minha vida foi ter dado 5 minutos, 10 minutos, uma enormidade ao nascimento da Sasha. Foi o grande acontecimento daquele dia, não me arrependo não. Se fosse hoje eu daria oito minutos".

Xuxa então revelou como foram os bastidores do parto: "Não fui eu que dei as imagens. A Marlene que gravou tudo e mandou sozinha, ela não me avisou se eu queria. Ela não me perguntou nada. Eu achei um carinho da Casa [Globo] por ser cria da Casa, uma grande estrela da Casa. Hoje eu respeito muito a imagem e o espaço da Sasha, porque não era a minha imagem, era a as Sasha". Para Erlanger, o fato era como se algo tivesse acontecido à Princesa Diana (1961-1997), tamanha a importância de Xuxa.

O anúncio da gravidez de Xuxa foi feito no "Domingão do Faustão", já o nascimento foi mostrado pelo principal noticiário da TV Brasileira, que na época era apresentado por William Bonner e Fátima Bernardes. Coube a titular do "Encontro" chamar a matéria sobre o nascimento de Sasha, hoje com 22 anos, que cursou moda nos EUA, atua como modelo e também empresária do ramo moda.

Xuxa grávida e agora?

O diretor também disse que após o anúncio da gravidez de Xuxa, a Globo realizou pesquisas juntos ao público para entender como as pessoas, as crianças em especial, reagiram ao anúncio da gravidez e ao parto de Xuxa, porque na visão da emissora o público poderia perder o interesse na apresentadora, que via na loira a "mãe" delas.

TAGS:
Mais Notícias
Outros Famosos

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado