Luto

Morre aos 73 anos Hugh Keays-Byrne, vilão de Mad Max

Ator interpretou Toecutter no primeiro filme da franquia e Immortan Joe no longa mais recente


O ator Hugh Keays-Byrne em Mad Max
O ator Hugh Keays-Byrne em Mad Max e Mad Max: Estrada da Fúria - Foto: Reprodução/Twitter/tedgeoghegan

Morreu na última terça-feira, aos 73 anos, o ator Hugh Keays-Byrne, estrela da franquia Mad Max. Ele interpretou o motoqueiro Toecutter, primeiro vilão do longa-metragem  de 1979, e Immortan Joe, antagonista de Mad Max: Estrada da Fúria (2015). A causa da morte não foi divulgada.

O cineasta Brian Trenchard-Smith, amigo de Hugh, anunciou a morte no Facebook: "Estou triste por informar que nosso amigo Hugh Keays-Byrne morreu ontem no hospital. Um ex-ator da Royal Shakespeare Company que se estabeleceu na Austrália coestrelou meu filme Man From Hong Kong e alcançou reconhecimento mundial como Toecutter em Mad Max, e Immortan Joe em Mad Max: Estrada da Fúria.

Amigo de Hugh durante 46 anos, o diretor continuou: "Nossos corações estão com você. Hugh tinha um coração generoso, oferecia uma mão amiga aos necessitados ou um lugar para ficar a um adolescente sem-teto. Ele se preocupava com a justiça social e a preservação do meio ambiente muito antes dessas questões se tornarem moda. Sua vida foi governada por seu senso de unidade da humanidade. Sentiremos falta de seu exemplo e de sua amizade".

No Twitter, o cineasta Ted Geoghegan lamentou a morte do ator: "Hugh Keays-Byrne, um herói anônimo do cinema australiano, morreu aos 73 anos. Estou continuamente chocado por ele, que interpretou Toecutter, o vilão de Mad Max, de 1979, e Immortan Joe, o antagonista central de Mad Max: Estrada da Fúria. Obrigado por todo o entretenimento, senhor".

Hugh Keays-Byrne nasceu na Índia, quando o país ainda era uma colônia britânica, em 18 de maio de 1947. Mudou-se para a Austrália em 1973, com a companhia de teatro Royal Shakespeare Company. Além de atuar, ele trabalhou como diretor no filme Resistance (1992), do qual também foi protagonista. O ator ainda apareceu nas séries Moby Dick (1998) e Viagem ao Centro da Terra (1999).

TAGS:
Mais Notícias
Outros Famosos

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado