Luto

Morre David Prowse, o Darth Vader de Star Wars, aos 85 anos

Nos anos 1970 e 1980, ator britânico interpretou um dos vilões mais famosos da história do cinema


David Prowse viveu Darth Vader na trilogia original da saga Star Wars
David Prowse trabalhava como fisiculturista na década de 1970 quando recebeu o convite para atuar em Star Wars como Darth Vader - Foto: Reprodução

O ator britânico David Prowse morreu neste domingo (29), aos 85 anos. Ele ficou famoso a partir da década de 1970 por conta da trilogia original da saga Star Wars, em que interpretou o vilão Darth Vader. A causa da morte ainda não foi divulgada.

A notícia foi confirmada pelo agente de David Prowse, Thomas Bowington, que postou em rede social "Que a força esteja com ele, sempre!", em referência à famosa frase da franquia de filmes, um dos maiores sucessos da história do cinema.

"Embora famoso por interpretar muitos monstros, para mim e para todos que conheceram e trabalharam com ele, Dave foi um herói em nossas vidas", acrescentou Bowington, no Twitter.

O ator Mark Hamill, que viveu o protagonista Luke Skywalker nos primeiros filmes de Star Wars, citou outros trabalhos marcantes do artista e arrematou: "Muito triste em saber da morte de David. Ele era um homem gentil e muito mais do que Darth Vader. Ele amava seus fãs tanto quanto eles o amavam".

David Prowse ganhou fama sob a armadura de Darth Vader, da saga Star Wars

Nascido em Bristol, no Reino Unido, em 1935, David Prowse trabalhava como fisiculturista na década de 1970 quando recebeu o convite para atuar em Star Wars. Sob a armadura de Darth Vader, ganhou fama internacional.

Por seu sotaque britânico, acabou dublado nos filmes pelo norte-americano James Earl Jones. Darth Vader também não era o personagem preferido de Prowse: o eleito foi Green Cross Code Man, herói criado para uma campanha britânica de segurança no trânsito.

O veterano também trabalhou atrás das telas. Ele foi treinador pessoal do ator Christopher Reeve (1952-2004) na preparação para o papel em Superman (1978), outro fenômeno das telonas.

Em 2009, Prowse anunciou que estava em tratamento contra um câncer de próstata. Na ocasião, ele passou por sessões de radioterapia em Londres e reagiu bem. Dois anos depois, lançou sua autobiografia, Straight from the Force's Mouth.

Mais Notícias
Outros Famosos

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado