Enfoque NT

Com tradição em filmes, SBT encontra oportunidade para ressuscitar o "Cine Belas Artes"

"Cine Belas Artes" foi uma sessão extinta há apenas dois anos, mas que poderia ser resgatada


Glória Menezes e Tarcísio Meira em Independência ou Morte
"Independência ou Morte" foi escalado após Silvio Santos e não fez feio no Ibope
Por Thiago Forato

Publicado em 10/09/2019 às 06:17,
atualizado em 30/09/2022 às 16:51

O SBT dedicou a faixa da meia-noite do último domingo (8), depois do dominical de Silvio Santos, ao filme "Independência ou Morte" produzido em 1972 com Tarcísio Meira e Glória Menezes no elenco.

Dentro do "Cinespecial", a sessão sazonal conseguiu alcançar 5,0 pontos de média, o quíntuplo do que o "Cine Band Clássicos" costuma dar aos domingos em pleno horário nobre.

Comparo à sessão da Band porque o SBT encontrou uma faixa que poderia ressuscitar uma de suas sessões mais exitosas e também nostálgicas, embora seu fim tenha sido decretado há apenas dois anos: o "Cine Belas Artes".

Criado em 2001 para exibir produções não tão badaladas da Warner e Disney, o "Belas Artes" exibia, como seu próprio nome diz, filmes de arte, sem tanto apelo comercial e que dificilmente renderia alta audiência no prime-time.

Com tradição em filmes, SBT encontra oportunidade para ressuscitar o \"Cine Belas Artes\"

Grandes festivais entraram em cartaz na sessão de cinema do SBT que foi do cult ao popular, como a transmissão de filmes antigos do 007, "Festival Dustin Hoffman", "Festival de Filmes Estrangeiros", etc. Já em seus últimos anos de vida, se rendeu aos blockbusters e foi completamente descaracterizada.

Com uma grade de sábado já bastante consolidada, a volta da sessão no fim de noite aos domingos uniria o útil ao agradável: pegaria os órfãos da "Sessão de Gala" (substituída pelo "Cinemaço") e teria um potencial de audiência ainda maior que produtos como o "O Crime Não Compensa", que marcou 3,6 pontos no último dia 1º.

Procurado pelo NaTelinha, o SBT não respondeu sobre um possível retorno do "Cine Belas Artes" e sua viabilidade.

Thiago Forato é jornalista e escreve diariamente para o NaTelinha. Assina a coluna Enfoque NT desde 2011. Converse com ele pelo e-mail thiagoforato@natelinha.com.br ou no Twitter, @tforatto

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado