TVxTV

Atuação da Semana: Carla Cristina Cardoso se destaca em Além da Ilusão

Atriz dribla dificuldades da personagem e vai bem


Felicidade, de Carla Cristina Cardoso, em cena de Além da Ilusão
Carla Cristina Cardoso se destaca em Além da Ilusão - Foto: Reprodução/Globoplay

A novela Além da Ilusão é uma trama com um esqueleto dramatúrgico muito bem definido e com clareza da função de cada situação, cena e personagem. Quem pensa que isso facilita a vida do elenco se engana porque é justamente aí que mora o perigo. E Carla Cristina Cardoso tinha em mãos uma coadjuvante muito complexa, Felicidade, mas que a atriz soube construir fugindo das armadilhas pelo caminho.

Se as situações entre Isadora (Larissa Manoela), Davi (Rafael Vitti) e Joaquim (Danilo Mesquita) lembram tramas água com açúcar dos anos 70, mas amarradas com maestria pela autora Alessandra Poggi, o mesmo pode se dizer do núcleo paralelo. Felicidade é uma mulher negra, sofrida, que não é mais escravizada, só que ainda sente na pele as diferenças sociais impostas pela escravidão, terminada décadas antes do período em que se passa Além da Ilusão.

Num casamento aparentemente fracassado, ela já mostrou que deve muito ao marido e também demonstra ser feliz ao lado dos filhos e do trabalho. A escolha do nome da personagem já parece uma armadilha gritante para sua intérprete, afinal, a mulher se chama Felicidade, mas sofre tanto ou mais que a mocinha da trama. São raras as cenas em que se pode dizer que ela está feliz. Com este nome, uma artista mais desatenta poderia sentir a necessidade de transformar a narrativa num mar de lágrimas e caras e bocas, típico dos dramalhões mexicanos, não Carla.

A atriz, experiente que é, entendeu que o nome escolhido é para mostrar a sutileza e as possibilidades que cada um tem em buscar sua própria felicidade. Até aqui, ela se mostra irrepreensível em cada uma das difíceis sequências em que teve de se dedicar. Carla Cristina defende sua Felicidade com unhas e dentes, mas fugindo do padrão de mulher sofrida que nos acostumamos tanto a ver, o caminho mais fácil e seguro.

Atuação da Semana: Carla Cristina Cardoso se destaca em Além da Ilusão

Não chega a ser uma surpresa o resultado entregue em cena por uma artista que já se destacou num personagem tão diferente, como foi com sua Lulu de Bom Sucesso (2019). Carla já é conhecida por trabalhos menores, como A Regra do Jogo (2015) ou Em Família (2014). Mas ela se mostrou muito confortável no humor, tanto na produção de Rosane Svartman e Paulo Halm, quanto no Zorra (2018).

Agora, no drama, ela se sobressai num elenco recheado de artistas gabaritados como Malu Galli e Paloma Duarte, para citar apenas duas. Não porque Carla esteja melhor ou pior, mas porque ela pegou uma personagem aparentemente escada e a transformou numa brasileira típica. Sua Felicidade é como muitas mães e avós que encontramos todos os dias na fila da padaria e isso a torna irresistível e a atuação da semana.

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado