TVxTV

Atuação da semana: Antônio Fagundes esbanja talento e sensibilidade em “Bom Sucesso”

Veterano ator é um dos maiores nomes da dramaturgia nacional


antonio-fagundes-bom-sucesso_779b95679b314d2ef6b388782c12f10ac50b8267.jpeg
Antônio Fagundes é Alberto em "Bom Sucesso" - Foto: Divulgação/Gshow

Quem conhece Antônio Fagundes sabe que ele é um dos maiores atores brasileiros. Quando o assunto é telefone, poucos conseguem atingir os tons de interpretação que ele em qualquer trabalho. Não seria diferente em “Bom Sucesso”.

Na pele do frágil – fisicamente – Alberto, Fagundes empresta uma sensibilidade de interpretação que somente telespectadores mais atentos conseguem notar os detalhes na sua composição.

Desde que a novela estreou, Alberto vive praticamente em todas as cenas numa cadeira de rodas. E praticamente ninguém percebe essa limitação física na vida do personagem graças ao ator que buscou firmeza no tom de voz e uma expressividade costumeiramente mais plural do que ele acostumou o público em personagens anteriores.

Se o talento de Antônio Fagundes já é notado em “Bom Sucesso”, o paralelo fica ainda mais evidente ao se comparar a um trabalho do ator de mais de vinte anos atrás, mas que está no ar atualmente, “Por Amor”.

Atuação da semana: Antônio Fagundes esbanja talento e sensibilidade em “Bom Sucesso”

Enquanto na trama de Manoel Carlos, o artista é minimalista em sua interpretação sem expressão e com um tom de voz adocicado, em “Bom Sucesso” a voz é firme e o rosto se movimenta muito mais. É que Alberto é frágil fisicamente e o ator resolveu emprestar firmeza em outros recursos a fim de oferecer credibilidade ao personagem.

E firmeza não é necessariamente gritos ou expressão de alguém bravo. Mesmo com Paloma (Grazi Massagera) ou com a neta, Alberto está sempre firme. Voz estalada e olhos profundos, além de sobrancelhas em constante movimento.

Antônio Fagundes costuma encher o vídeo cada vez que aparece e seja em qual trabalho for. Especialmente na novela das sete, há momentos pequenos, mas que chamam a atenção pelo talento. Quando Alberto está em seu momento solitário ou mesmo ao lado da mocinha ou de sua neta, em que lê trecho de algum livro, o ator experimenta navegar por uma entonação quase poética e se mostra quase teatral, no bom sentido.

“Por Amor” é um dos maiores trabalhos da carreira deste gigante. E “Bom Sucesso” a comprovação de que ele continua sendo um dos maiores engenheiros na arte da interpretação no país. Pelo conjunto da obra, Antônio Fagundes é a atuação da semana.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado