Enfoque NT

Comportamento de Pyong Lee é fruto de estudo e entendimento do BBB?

Pyong Lee é hipnólogo e conhece a mente humana como ninguém dentro do confinamento


Pyong Lee cruzando os dedos da mão
Pyong Lee é do grupo Camarote no BBB20 - Reprodução/TV Globo
Por Thiago Forato

Publicado em 29/01/2020 às 06:00,
atualizado em 08/11/2022 às 09:44

Mais de uma semana já se passou desde a estreia do BBB20 e Pyong Lee, do grupo Camarote, é um dos francos favoritos ao prêmio de R$ 1,5 milhão. O coreano levou 10 votos da casa para ir ao paredão, mas conseguiu se safar na prova do Bate e Volta.

Pyong não se abateu como Bianca Andrade ao ser indicada. E ela foi indicada somente pelo Líder, Petrix. O hipnólogo e youtuber mostrou maturidade e encarou com naturalidade as votações. Como ele mesmo fez questão de repetir, tudo isso faz parte da dinâmica do Big Brother Brasil, e mais cedo ou mais tarde, todos vão passar por isso.

Antes de entrar no BBB20, Pyong Lee estudou todas as edições do programa, conforme contou Tiago Leifert. E como um grande estudioso do reality show da Globo, sabe que não é ruim ser o "perseguido" da casa ou aquele excluído. A situação joga a seu favor e o histórico mostra isso.

Estudante da programação neurolinguística e profundo entendedor de leitura corporal e de como se portar, Pyong sabe como ninguém dentro do confinamento induzir e fazer uma análise do que está acontecendo ao seu redor.

Apesar de ter entrado com certa rejeição de uma parte do público por ter deixado a mulher grávida aqui fora, rapidamente o jogo virou a seu favor por outros fatores que não lhe competem. Contou com uma dose de sorte. Pyong teve a oportunidade perfeita para começar a por em prática seu jogo, que provavelmente, já estava arquitetando.

Desafio comportamental

Comportamento de Pyong Lee é fruto de estudo e entendimento do BBB?

Ninguém consegue ser outra pessoa por três meses. Ou consegue? O coreano é mentalmente forte, mas o grande desafio será aplicar sua estratégia em meio ao aumento de estresse provocado pelo confinamento e a aparição de conflitos. Que são iminentes.

É muito cedo para falar qualquer coisa. Como lembrou Tiago Leifert na última segunda-feira (27), o BBB20 é um Campeonato Brasileiro com suas 38 rodadas. E é impossível cravar um campeão com tanta antecedência.

Há dois anos, Kaysar surgia como favorito. Tinha a história perfeita, mas o andar do jogo fez com que Gleici fosse a ganhadora. O paredão falso e a suposta perseguição fizeram com que sua popularidade disparasse, por exemplo.

Daqui para frente, o Pyong terá que ter um repertório de comportamento. Não basta bancar o bom moço e o compreensivo. Há o risco de parecer falso. Sem contar a repetição comportamental. Para abocanhar R$ 1,5 milhão e convencer o grande público disso, será preciso passar por provas ainda mais difíceis, onde sua força mental será decisiva.

Sem dúvida, Pyong Lee não achou ruim ter sido o mais votado da casa. Soube se aproveitar e sabe que não pode vacilar. A pergunta que fica é: será que pode surgir uma Gleici no BBB20 e ser capaz de virar o jogo?

Há um favoritismo em torno do hipnólogo ao passo que aparentemente, está com um script debaixo do braço a ser seguido. Inteligente e extremamente calculista, tirou proveito de tudo e caminha para ser um dos maiores jogadores da história do reality show da Globo.



Thiago Forato é jornalista e escreve diariamente para o NaTelinha. Assina a coluna Enfoque NT desde 2011. Converse com ele pelo e-mail thiagoforato@natelinha.com.br ou no Twitter, @tforatto

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado