Enfoque NT

Fora de Hora tem estreia catastrófica sem um pingo de graça

Novo humorístico da Globo decepciona: o riso passou longe


Paulo Vieira e Renata no Fora de Hora
Estreia do Fora de Hora não empolgou - Divulgação/TV Globo
Por Thiago Forato

Publicado em 22/01/2020 às 00:07,
atualizado em 08/11/2022 às 09:47

Aposta da Globo, o Fora de Hora, humorístico apresentado por Paulo Vieira e Renata Gaspar em formato de telejornal, estreou na noite desta terça-feira (21) e decepcionou.

Decepcionou simplesmente pela falta de graça. A ausência do riso causa espanto, já que o time que integra o programa, além da dupla da bancada, conta ainda com Marcelo Adnet, Júlia Rabello, Caito Mainier, Luís Lobianco, Marcius Melhem, Welder Rodrigues, Luana Martau, Veronica Debom, Luciana Paes, Késia Estácio, Pedroca Monteiro, Márcio Vito e Gustavo Miranda.

O formato consiste apresentar um programa de humor, mas na linguagem jornalística, com links, comentaristas, previsão do tempo, etc. Não adiantou. O riso passou longe. Ao menos da estreia.

Merece ressalvas aqui somente o quadro Notícias Tristes da Semana, em que uma notícia real é dada, e na sequência, um comentário mais debochado (e realista) é feito. No mais, é de fazer inveja até ao extinto Zorra Total e a fase final do Casseta & Planeta.

Com a diferença, é claro, que o Fora de Hora é um produto novo. Mas, modernidade, trocentos roteiristas e orçamento sem limite não é garantia de nada. Quanto menos de fazer um programa humorístico ser engraçado. Essencialmente, era para ser. Em nada lembro seu "primo" mais velho, o Tá no Ar: A TV na TV.

A fórmula, no entanto, é boa. Digo, sua premissa. Fazer piada em tom de telejornal dá margem pra criatividade aflorar, mas o que se viu foram inserções dos "repórteres" sem nexo, passagens aleatórias e repito: sem graça.

O humor inteligente não é forçado, e o humor moderno, não politicamente correto. Ou incorreto. Humor é humor. E ponto.

Não por acaso, Tiago Leifert cometeu uma gafe e anunciou ao fim do BBB20 que estrearia o Fora do Ar. Porque Fora do Ar, é o que esse programa vai ficar.

 

Thiago Forato é jornalista e escreve diariamente para o NaTelinha. Assina a coluna Enfoque NT desde 2011. Converse com ele pelo e-mail thiagoforato@natelinha.com.br ou no Twitter, @tforatto

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado