Enfoque NT

História crível, personagens carismáticos e conflitos de época: o sucesso de "O Tempo Não Para"

"O Tempo Não Para" estreou no último dia 31 e já prende o público com história cativante e envolvente


familiasabino_f2fa262c8e3dc4246a9524313365f9b64592ff0e.jpeg
A família Sabino, que foi congelada em "O Tempo Não Para" - Fotos: Divulgação/TV Globo

No ar há quase um mês, "O Tempo Não Para" definitivamente já é um grande sucesso e conseguiu romper a barreira da até então imbatível "Cheias de Charme" (2012), coisa que os sucessos mais recentes do horário como "Totalmente Demais" (2015-2016), "Rock Story" (2016-2017) e "Pega Pega" (2017) não conseguiram.

A história da família Sabino realmente encanta. Seu patriarca, Dom Sabino (Edson Celulari), é extremamente humano, embora possuísse dezenas de terras, ações e escravos. Jamais admitiu que eles apanhassem, ainda que não seja abolicionista como sua filha, Marocas (Juliana Paiva).

O núcleo dos congelados ainda não acordou por completo e ainda tem cinco ou seis meses de novela. E é justamente o tempo o que ela tem pela frente que vem a pergunta: como a trama vai se sustentar?

Foge do comum

História crível, personagens carismáticos e conflitos de época: o sucesso de \"O Tempo Não Para\"

A sinopse por si só já fugia completamente do tradicional. Ter uma família congelada por 132 anos (depois do navio que os levavam se chocar contra um iceberg) e fazer com que ela enfrentasse o novo século já era um desafio.

Uma novela que se preze tem que contar uma história de amor. Não há como fugir a regra. Marocas e Samuca (Nicolas Prattes) tem tido ela muito bem contada e desenvolvida por Mario Teixeira, mas isso vai ficando mais difícil a medida que a trama avança.

Betina (Cleo) vai atrapalhar os planos do casal até quando? Será que "O Tempo Não Para" vai criar barriga? Até quando a família Sabino vai resistir a se adaptar aos novos tempos?

O folhetim mal tem um mês, e o que se viu até agora tem prendido o espectador perante à TV, smartphones, computadores ou qualquer plataforma que a novela seja assistida. É inegável que ela tenha uma atmosfera diferente, ousada, criativa e também assertiva.

Relutância

Há que tomar cuidado para não pesar a tinta. A família Sabino custa a se adaptar ao século XXI e tudo tem que ser a sua maneira. Não seria o contrário? Claro, isso faz parte da história e o choque é inevitável.

História crível, personagens carismáticos e conflitos de época: o sucesso de \"O Tempo Não Para\"

Dom Sabino, apesar de muito humano, não é tão receptivo assim com aquilo que não lhe agrada. Tem que entender, por exemplo, que ficou 132 anos congelado e não há nem motivo para ficar bravo com Samuca, que construiu a SamVita em suas terras. O rapaz está até com medo de revelar...

Criogenia

Com didatismo pontual, "O Tempo Não Para" repete a criogenia para que o espectador entenda e absorva a informação sobre como e de que maneira os congelados conseguiram ficar "dormindo" por 132 anos.

Tal repetição fez rapidamente o público comprar a ideia. A tal criogenia dentro do contexto da novela é perfeitamente verossímil e isso já não se discute mais.

Conflitos de época

Um dos pontos altos da novela é justamente o choque de séculos. A indignação de Dom Sabino por ver seu bom amigo Eliseu (Milton Gonçalves) puxando uma carroça, ver os congelados observando um helicóptero ou as roupas utilizadas em 2018 é verdadeiramente cômico. E não haveria como ser diferente.

Sotaque

História crível, personagens carismáticos e conflitos de época: o sucesso de \"O Tempo Não Para\"

A família Sabino é paulistana. Juliana Paiva é carioca, mas conseguiu fazer com que seu sotaque simplesmente sumisse. Nesse quesito, o papel mais impressionante é de Felipe Simas como Elmo. Com expressões tipicamente paulistanos, o ator nem de longe lembra o vendedor de flores Jonatas de "Totalmente Demais".

O mesmo não pode se dizer de Nicolas Prattes. Ainda com várias escorregadas no carioquês, seu personagem é carregado pelas boas histórias à sua volta e da boa dinâmica da novela. Os trejeitos do ator são idênticos aos de seu último personagem, o Zacarias de "Rock Story".

Além dele, as irmãs gêmeas Nico (Raphaela Alvitos) e Kiki (Nathália Rodrigues) também comprometem com um sotaque carregadíssimo carioca, destoando completamente do restante da família.

Detalhes

A trilha sonora e o trabalho artístico de Leonardo Nogueira (diretor) são de uma qualidade ímpar. O ritmo imposto é exatamente aquele que uma novela das sete pede: leve, divertido, romântico, com a pitada diferenciada de "O Tempo Não Para": o tempo.

"O Tempo Não Para" ainda tem muita história para contar. Promissora e envolve, já cativou o público e a tendência é de um crescimento ainda maior. Vamos aguardar os próximos capítulos.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado