Direto da Telinha

Revelação de Ivana à família em “A Força do Querer” é a cena do ano na dramaturgia


globoaforcaodoquerer_00c88b610eedfab4627fa600608140cafc26d423.jpeg
Reprodução/ TV Globo

Ivana (Carol Duarte) revelou à sua família que é transexual no capítulo desta terça-feira (29) de “A Força do Querer”, da TV Globo. A sequência, que quase tomou conta de dois blocos inteiros da novela das 21h, dificilmente será superada neste ano de 2017, por todo seu contexto.

Juntando as três cenas que envolveram o assunto - revelação à família, transe da personagem cortando seu cabelo e a posterior conversa com a mãe desesperada, a intransigente Joyce (Maria Fernanda Cândido) – garantiu, aproximadamente, mais de 15 minutos de angústia, tensão, drama e talento bem dosados, nas mãos de Dan Stulbach, Juliana Paiva e, especialmente, Carol e Maria Fernanda.

Carol Duarte em sua estreia na televisão pega uma responsabilidade de peso, visto a função social que Ivana tem, e o faz sem maiores dificuldades. Ponto positivo para a nova face, um belo achado de Glória Perez e Rogério Gomes. Maria Fernanda Cândido, bissexta na TV, encanta e toca com sua personagem. Os tons canastras e comedidos agregam à sua Joyce.

- RedeTV! é denunciada por casos de assédio moral que assombram redação de jornalismo

- Gugu e RecordTV: o contrato de R$ 3 milhões mensais que não se concluiu

Emocionante, intensa e tocante, com certeza será lembrada no futuro como um grande momento da teledramaturgia nacional. Assim como outras sequências de forte impacto, como a troca de bebês de “Por Amor” (1997), a raspagem de cabelo em “Laços de Família” (2000), ou a reconciliação das irmãs em “Dancin’ Days” (1978).

Num país em que mais se mata pessoas LGBT, é corajoso colocar na mesa dos telespectadores a discussão sobre a transsexualidade. E a sequência, nativamente impactante, sai na frente de outras cenas importantes exibidas pela dramaturgia nacional até o momento.

Escorregada

- Final feliz: Funcionário que ameaçou suicídio é salvo pelos Bombeiros em torre do SBT

- Por onde anda Ricardo de Pascual, o Senhor Furtado de "Chaves"?

Revelação de Ivana à família em “A Força do Querer” é a cena do ano na dramaturgiaRevelação de Ivana à família em “A Força do Querer” é a cena do ano na dramaturgia

O ponto fora da curva ficou para o personagem Ruy, interpretado por Fiuk. Com a mesma expressão em quase todas as cenas, foi engolido por todos os atores envolvidos na sequência. Até Juliana Paiva, que vive Simone, prima do personagem trans, e acusada - injustamente - de servir apenas de orelha, teve seus momentos de brilho.

Timing de responsabilidade social

Chamou a atenção a inserção de uma propaganda institucional da emissora sobre respeito à diversidade, no primeiro intervalo da novela, imediatamente após a cena em que Ivana corta os cabelos. Não é a primeira vez que a Globo usa este recurso - quando Nanda (Julia Dalavia), descobriu-se soropositiva na supersérie “Os Dias Eram Assim”, tanto o break da trama quanto o encerramento mostraram mensagens de responsabilidade social sobre AIDS/HIV. Um belo timing da emissora.

- Renault tenta quebrar preconceitos em campanha, chama nordestinos de preguiçosos e é detonada

- Trans que inspirou Ivana em "A Força do Querer" fala sobre paternidade: "Quero ter a minha família"


Diogo Cavalcante é formando em jornalismo. Amante de televisão e apaixonado por novelas, fala sobre o assunto desde 2013. É um dos maiores especialistas sobre Classificação Indicativa na internet.

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado