Polêmica

BBB 24: Federação de síndrome de Down se revolta com Fernanda e pede intervenção da Globo

Confeiteira foi acusada de capacitismo ao se referir a Beatriz


Fernanda falando com expressão séria, deitada, apoiando cabeça na mão
Fernanda integra o time Pipoca do BBB 24 - Reprodução/Globoplay

A Federação brasileira das associações de síndrome de Down divulgou uma nota de repúdio sobre uma fala de Fernanda no BBB 24. A confeiteira foi acusada de capacitismo ao dizer que Beatriz era "dodói" e que "estava faltando cromossomo ali" e a instituição pediu a intervenção da Globo.

O texto foi feito porque a síndrome de Down envolve uma alteração cromossômica. "É lamentável que em plena semana na qual se comemora o dia nacional e internacional da síndrome de Down, dia 21 de março, cujo propósito é trazer esclarecimentos e informações acerca dessa condição genética e eliminar o preconceito ainda existente na sociedade, que um programa repercutido nacionalmente propague esse tipo de conteúdo", inicia o comunicado.

CLIQUE AQUI: Fique por dentro de tudo que rola no BBB 24 na cobertura especial do NaTelinha

"Nos causa grande estranheza terem sido proferidas pela mãe de uma criança com autismo, que vive a luta pela inclusão no seu cotidiano. Esperamos que o programa e a Rede Globo se manifestem e façam uma retratação, além de disseminar conteúdo informativo a respeito das síndromes existentes, a incluir a síndrome de Down", segue o texto sobre Fernanda.

Com a eliminação de Raquele do BBB 24, veja quem é o favorito para ganhar

A associação ainda destacou que esse tipo de prática pode ser considerada como crime. "Ao tratar de tais comentários, torna-se imprescindível tecer acerca da Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, a qual traz em seu artigo 5° que todos são iguais e que os Estados deverão trabalhar contra a discriminação, e no seu artigo 8° traz que serão adotadas medidas para conscientizar toda sociedade", acrescenta a nota.

"Assim, tais comentários atentam contra a Convenção e contra as pessoas. Reforçamos que este comportamento implica na continuação estrutural do preconceito contra as pessoas com deficiência, infringindo a lei n° 13.146/15 (LBI - Lei Brasileira de Inclusão) que deixa bem claro, em seu Art. 88, que é crime praticar, induzir ou incitar discriminação contra pessoas em razão de sua deficiência."

BBB 24: Equipe de Fernanda também se manifestou

Na terça-feira (19), a equipe de Fernanda já havia se manifestado sobre as falas da confeiteira e deixado claro que não apoia esse tipo de comportamento. "Não existe desculpa plausível capaz de apagar ou diminuir a dor de todos PCDs e suas famílias nesse momento. Fernanda errou e ponto. Independente da intenção, foi uma fala infeliz", apontou uma postagem.

"Enquanto equipe, não compactuamos com o que foi dito e temos ciência que também é nosso papel alertá-la sobre o assunto aqui fora, para que ela possa compreender e se retratar com outras mães que travam batalhas semelhantes as dela. À todos PCDs e suas famílias, oferecemos nosso carinho, respeito e compreensão", afirmaram os adm's dela.

Termometro

Expresse seus sentimentos aos participantes do BBB 24

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado