Exclusivo

CNN Brasil baixa valores da franquia e renova contrato com matriz americana por 12 anos; presidente conta bastidores

Em entrevista exclusiva ao NaTelinha, João Camargo, presidente da CNN Brasil, revelou como foi a negociação


João Camargo, presidente da CNN Brasil, usando terno no escritório da CNN Brasil
João Camargo é presidente da CNN Brasil desde outubro de 2022 - Foto: Divulgação
Por Sandro Nascimento

Publicado em 13/12/2023 às 09:30,
atualizado em 18/12/2023 às 10:42

João Camargo, 62, chairman executivo da CNN Brasil, conseguiu renovar o contrato de licenciamento do canal de notícias após um ano de conversas com os americanos. Em entrevista exclusiva ao NaTelinha, Camargo explicou que as negociações foram intensas e que chegou ao valor ideal para permanecer com a operação da franquia no país. Entusiasmado, o empresário afastou novas demissões e aposta que, após as mudanças promovidas entre 2022 e 2023, o desejado equilíbrio financeiro será atingido em 2024.

“A CNN Brasil será o canal de notícias hard news mais importante do Brasil daqui para frente. Está tudo azeitado. Foi um ano difícil de arar e de carregar o arado nas costas. Renovamos o contrato com a CNN, reduzimos (cortes) a casa e deixamos saudável… agora é só colher”, comemora João Camargo.

Flávio Dino é convidado para o 2º Fórum Brasileiro de TV que discutirá a lei da publicidade infantil

Novo SBT: o que está por trás das demissões da herdeira de Silvio Santos no alto escalão 

O líder executivo da CNN Brasil relatou que a negociação com a CNN Internacional iniciou em dezembro do ano passado e o novo compromisso foi assinado somente agora em dezembro de 2023.

“Eu expliquei (aos diretores da CNN Internacional): ‘Esse contrato preciso mudar. Primeiro, preciso prorrogá-lo por um período gigante, senão não vale a pena continuar investindo. Segundo, é que os preços que foram negociados lá atrás são impagáveis'. Então, foi uma negociação maravilhosa, porque terminou muito bem para eles e muito bem para nós”, detalhou.

Embora não revele até quando o novo contrato da CNN Brasil vigorará com a matriz, a reportagem apurou que a renovação tem duração de 12 anos, ou seja, até 2036.

“Estamos muito animados. A casa está boa. Quem ficou e o salário era muito caro, renegociamos os contratos. Ninguém ficou aqui com salário de 2022. Quando eu entrei aqui e vi, era qualquer coisa menos uma empresa. Então, fiquei em 2023 consertando a casa, mudando, entendendo, tirando os adjetivos (das reportagens), treinando os redatores e jornalistas. Aumentei Brasília. Quando cheguei lá havia 8 funcionários, agora tem 40.”

João Camargo - presidente da CNN Brasil

Com exclusividade, o NaTelinha teve acesso ao comunicado da CNN Brasil a CNN Internacional onde confirma o novo vínculo.

Diz a nota: “A CNN Brasil é um das maiores licenciadas da maior e mais poderosa marca de jornalismo do mundo, demonstrando um trabalho excepcional em sua cobertura jornalística e defendendo o manifesto 'Facts First'. Recentemente, reforçamos a nossa parceria, prorrogando o contrato. A aliança entre a CNN Brasil e a CNN International está mais forte do que nunca, levando à renovação do contrato para os próximos anos”.

O desafio de João Camargo na CNN Brasil

Eleito o melhor executivo do ano pelo Melhores do Ano NaTelinha 2023, premiação que se tornou a maior votação aberta da internet brasileira para eleger os destaques da TV, João Camargo exibiu com orgulho o troféu para a reportagem. Ao todo, a emissora levou os cinco prêmios em que concorreu.

Sócio de Rubens Menin na CNN brasileira desde outubro de 2022, quando foi convidado para assumir o cargo de presidente do conselho do canal, o empresário conta que seu maior desafio ao chegar à CNN Brasil foi a quebra de cultura empresarial.

“(O maior desafio) era da cultura. Ninguém olhou para CNN como CNPJ. Então, se o déficit era x ou mais y, ninguém queria saber, mandava vim o dinheiro do mês e pronto. E quando entrei aqui, tive um choque muito grande. Cheguei para o pessoal nas reuniões de diretoria e disse: ‘Gente, nós temos que ser uma empresa saudável. Não podemos ter vergonha de dizer que não temos dinheiro para isso'. Tinha CEO que ganhava R$ 600 mil" relata.

“Mas era como se eu tivesse passado uma faca no pescoço de cada um que me ouvia: ‘Como assim’. Eu falei: ‘temos que ter uma receita e manter a nossa qualidade, mas nós não podemos mais ter um déficit gigante como a empresa vem tendo. Nós temos que parar esse déficit. Então, é o seguinte, quando alguém vier te propor alguma coisa, vocês digam: nós não temos dinheiro’".

CNN Brasil baixa valores da franquia e renova contrato com matriz americana por 12 anos; presidente conta bastidores

À reportagem, o executivo também frisa que a sede do canal não irá deixar a Avenida Paulista, porque também renegociou o valor do aluguel, e que deve entregar apenas um andar, mas que essa decisão tomará apenas próximo ao fim do primeiro trimestre do ano que vem. Na sua avaliação, o acordo com o Google fez crescer a divisão digital e que talvez possa precisar do espaço. “Eu tenho até 30 de março para devolver o andar. A gente vai pensando”, explica.

Após reduzir o valor da franquia da CNN, renegociar o aluguel da sua sede, rever valores de despesas com fornecedores e cortes de funcionários e teto salarial, João Camargo espera chegar ao break-even, equilíbrio financeiro, em 2024. E destaca que, se não fossem os pagamentos de multas contratuais, rescisões e outras despesas para arrumar a casa, o equilíbrio já teria chegado este ano.

Entusiasmado com a nova fase da emissora, que completa 4 anos em março de 2024, João Camargo conta que a CNN Brasil vem fazendo um trabalho interno de inteligência: “unimos as redações do jornalismo da TV e do digital. Os profissionais estão sendo treinados para trabalhar nas duas plataformas. E isso é bom para os profissionais, pois eles terão formação multiplataforma, que é o futuro. Estamos fazendo esse trabalho de inteligência na redação com todo o cuidado, conversando individualmente com todos os profissionais”.

Na conversa que teve com o NaTelinha na manhã da última terça-feira (12), ele ainda afirma que a CNN Brasil estabilizou a sua grade e que tem o compromisso de não mexer mais nela. “Estamos felizes com a grade e o elenco atual e com o nosso conteúdo. A CNN só recebe elogios dos maiores players do Brasil. Não fazemos qualquer coisa pela audiência e não vamos apelar para entretenimento do bate-boca”.

Números da CNN Brasil:

  • 4 milhões de seguidores no YouTube.

  • No mês de novembro, 60% da audiência (do canal ao vivo) no YouTube foi em celulares, laptops ou tablets.

  •  Só em novembro, mais de 5 milhões de pessoas se conectaram ao conteúdo CNN ao vivo na Samsung TV Plus. É o recorde desde a estreia na plataforma, em abril desse ano.

  • Em outubro, a CNN Brasil bateu recorde de público total com 55 milhões de pessoas em todas as plataformas e registra 70% de crescimento de audiência na TV paga e YouTube no mês - Grande alavancagem com cobertura Guerra em Israel – diferencial: Material exclusivo da CNN Internacional.

  • Redes sociais - 20,6 milhões de seguidores nas suas redes sociais (Instagram, no X/ex-Twitter, TikTok, Kwai, Facebook e LinkedIn.)

  •  Canal no WhatsApp – atingiu 2,6 milhões de inscritos em menos de três meses de lançamento.

Apostas da CNN Brasil para 2024:

  •  19/01- Estreia The Golf Brasil - A CNN Brasil amplia seu escopo da cobertura esportiva com a parceria com a “The Golf Brasil”. Cobertura mundo esportivo, social e todo o lifestyle do golfe e dos seus praticantes, e estará em todas as plataformas da CNN Brasil. The Golf Brasil será um programa semanal de meia hora de duração com exibições às sextas e aos sábados, com estreia em janeiro.

  • Lançamento da série Abrindo a cabeça, com William Waack. Episódios vão pensar o Brasil e tratar da fuga de cérebros do Brasil. Por que perdemos talentos? Quais são os impactos?

  • Lançamento: Séries Originais: Descobrindo Portugal.

  • CNN Sinais Vitais: Mesacast, com Dr Kalil, segue em 2024.

  • Abílio Diniz renovou contrato para 2024.

  • CNN Brasil irá cobrir os eventos mais relevantes do Brasil e do mundo. Na política, o time de analistas e repórteres acompanhará os desafios do segundo ano de governo, além da cobertura completa das eleições municipais de 2024, com equipes espalhadas por todas as capitais do país.

  • No cenário internacional, a eleição presidencial nos Estados Unidos será um dos focos, bem como a COP29.

  •  Na editoria de esporte, os telespectadores terão uma cobertura especial dos Jogos Olímpicos de 2024 direto de Paris. Márcio Gomes e Jairo Nascimento estão com passagens compradas e farão a cobertura in loco.

  •  CNN Brasil vai apostar em sua unidade de negócio de eventos, o CNN Talks. Pra 2024, serão, no mínimo, 4 grandes eventos: Infraestrutura; Saúde e Inovação; Economia & Negócios e Sustentabilidade (COP 29).
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado