Exclusivo

A história do Fofão na Globo que doc do Balão Mágico errou no Star+

A Superfantástica História do Balão comete erro num trecho do documentário


Fofão segurando seu boneco Fofinho com logotipo da Globo e Band
O personagem Fofão só assinou com a Band após o fim do Balão Mágico - Foto: Montagem/NaTelinha
Por Sandro Nascimento

Publicado em 28/07/2023 às 04:15,
atualizado em 31/07/2023 às 17:10

A plataforma Star+ estreou o documentário sobre a trajetória do grupo Balão Mágico e errou na pesquisa sobre Fofão, vivido pelo ator Orival Pessini (1944-2016). Diferente do que é narrado em A Superfantástica História do Balão, o personagem não deixou a Globo no auge do programa infantil para assinar com a Band e depois voltou. Sua saída aconteceu por divergências entre Pessini e a direção da emissora sobre fazer merchandising na atração.

A verdadeira história foi contada ao NaTelinha por Álvaro Gomes, que foi empresário de Orival Pessini e hoje é responsável pela gestão de negócios envolvendo o Fofão. Ele explicou que durante o Balão Mágico (1983-1986) a Globo pediu para que o ator fizesse merchans com depoimento, como era prática em outros programas infantis. Porém, Orival Pessini não aceitou a ordem usando o personagem Fofão.

“Ele recebeu uma forte pressão da Globo, mas foi irredutível. Não achava justo num país com tantas crianças que passam fome e que não tem dinheiro nem para comprar uma banana. Com o impasse sobre a questão, ele decidiu sair da emissora”, explicou Álvaro Gomes.

Sem o Fofão no ar, o empresário conta que a Globo recebeu uma enxurrada de pedidos de telespectadores para o retorno do personagem que interagia com Simony, Mike, Tob e Jairzinho. Sem saída e sofrendo com a concorrência do SBT, a alta cúpula do canal cedeu e chamou Orival Pessini de volta. “Ficou cerca de seis meses longe do Balão Mágico”, completou o empresário. Depois disso, Fofão seguiu até o fim do programa, em 1986.

Globo tentou segurar Fofão após o fim do Balão Mágico

Álvaro Gomes revela que quando a Globo decidiu acabar com o infantil e contratou Xuxa Meneghel, tentou segurar Orival Pessini oferecendo um novo contrato, mas ele percebeu que era uma estratégia da emissora de colocar o personagem na geladeira para não virar um concorrente fora da emissora. “Assinamos com a Band e foi um sucesso”, disse.

TV Fofão teve duas passagens na Band: a primeira entre 1986 e 1989 e a segunda de 1994 a 1996. Essa história é narrada de forma equivocada em A Superfantástica História do Balão. O doc do Star+ afirma que o personagem Fofão saiu da Globo para assinar com o Grupo Bandeirantes e depois retornou ao programa. O NaTelinha procurou Álvaro Gomes afim de preservar a história da televisão. 

O ator Orival Pessini morreu no dia 14 de outubro de 2016, aos 72 anos, vítima de um câncer no baço. Além do Fofão, o artista criou personagens como Patropi, Juvenal e o macaco Sócrates.

+ Balão Mágico: Boneco do Fofão aterrorizou com boato de faca na cabeça; o que era verdade? 

+ Fofão reaparece no SBT e causa susto

A Superfantástica História do Balão do Star+ tem direção geral de Tatiana Issa, que divide o showrunning com Guto Barra. O documentário foi realizado pela Intro Pictures e Producing Partners e o roteiro é de Fernando Ceylão e Beatriz Monteiro.

A produção tem depoimentos de Lázaro Ramos, Fábio Jr., Raul Gil, Rita Cadillac, Gretchen, Baby do Brasil, Pepeu Gomes, Luciana Mello, Simoninha, Pedro Camargo Mariano, Ticiane Pinheiro, entre outras personalidades.

Imagem da thumbnail do vídeo

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Telegram.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado