Coluna do Sandro

Afiliadas da Band, Record, SBT e RedeTV! são excluídas do streaming e temem futuro da TV

TVs regionais estão com suas programações fora das operadoras virtuais e negócio enfrenta desafios para se manter saudável


Controle remoto apontando para um TV e logos do SBT, RedeTV!, Band e Record em montagem do NaTelinha
TVs regionais que transmitem o SBT, RedeTV!, Band e Record enfrentam dificuldades - Foto: Ilustração/NaTelinha
Por Sandro Nascimento

Publicado em 27/11/2022 às 07:00,
atualizado em 29/11/2022 às 15:17

As afiliadas da Band, Record, SBT e RedeTV! estão preocupadas com o crescimento do serviço de televisão por assinatura via internet - IPTV (Internet Protocol Television) - , ofertado por empresas como ClaroTV+, Vivo Play e DGO. Essas operadoras virtuais carregam para seus assinantes somente o sinal gerado pela cabeça de rede das TVs abertas, todas sediadas em São Paulo, para todo Brasil e, com isso, exclui a programação regional. Esse cenário já está dificultando o fechamento de patrocínios de programas e breaks comerciais.

A coluna ouviu diversos executivos destas afiliadas e que por questões empresarias solicitaram sigilo. Esses profissionais se mostram angustiados em torno das restrições, cada vez maior, do sinal regional das TVs abertas com o surgimento das novas tecnologias. Eles destacaram que já enfrentam esse problema com operadoras de TV paga via satélite - DTH (Direct to home) e agora com o IPTV.

Um diretor do Nordeste disse que o telespectador de TV por assinatura é interessante para vender ao mercado comercial por se tratar, em grande parte, do público A-B, que são aqueles que possuem maior poder de compra. Ele revelou que já deixou de fechar ações comerciais com empresas por não estar presente nestas plataformas.

Os profissionais ouvidos pela coluna foram unânimes em defender o modelo de tecnologia utilizado pela Globo com suas 115 afiliadas. Quando o assinante acessa a operadora virtual e através do IP do cliente é identificado sua localização, em seguida, é liberada a TV afiliada da sua localidade. Atualmente o Globoplay, do Grupo Globo, carrega 100% das suas emissoras regionais.

Além disso, donos de emissoras se mostraram preocupados com a saúde financeira de suas TVs locais e relataram as dificuldades que atravessam para pagar o 13º dos seus funcionários neste ano. Outro problema que esses canais enfrentam é o aumento da mídia programática regional – anúncios online -, que são mais baratos e estão dificultando os reajustes da tabela comercial e tirando anunciantes.

O dano deste cenário alcança também afiliadas da Globo, mesmo contando com todo suporte do grupo. Inúmeras TVs já enfrentam ou enfrentaram problemas financeiros, como a RBS, que foi parcialmente vendida, a TV Gazeta de Alagoas, que deve em torno de R$ 450 milhões e passa por uma recuperação judicial, e a TV Fronteira, que é do interior de São Paulo e enfrentou, em 2021, uma greve dos seus funcionários por falta de reajuste salarial por quatro anos.

A solução, de acordo esses executivos das afiliadas do SBT, Record, RedeTV! e Band, passaria por uma conscientização da seriedade do problema por parte dos diretores de rede ou ocorrer alguma regulamentação do governo federal em torno do fortalecimento da cultura regional, incluindo sua mídia.

Quantas afiliadas e filiadas possuem cada emissora (Fonte: TVs)

  • Globo: 121 emissoras
  • SBT: 114 emissoras
  • Record: 108 emissoras
  • Band: 42 emissoras
  • RedeTV!: 43 emissoras

SBT, RedeTV! e Record fecharam contrato de três anos para o streaming

Em setembro de 2021, a Simba Content, joint venture formada entre Record, RedeTV! e SBT anunciou o acordo de três anos para distribuição do sinal das suas redes no streaming com as operadoras virtuais, dentre elas: DGO, Oi Play, Claro e Brisanet.

Na época, Carlos Alkimim, Diretor de Contratos e Distribuição da Simba Content, destacou que “entregar conteúdo de altíssima qualidade para a população vai de encontro a um dos grandes propósitos da SIMBA CONTENT, que é a democratização do acesso à programação e o fomento do audiovisual nacional”.

Em agosto deste ano, durante o evento Pay-TV Forum 2022, executivos da Claro e DGO (antiga Directv Go) não precisaram quantos assinantes já possuem no IPTV, mas disseram que algo em torno de 700 e 800 mil assinantes, com a expectativa de crescimento devido ao preço mais baixo do que o modelo por cabo e satélite. De acordo com a Anatel - Agência Nacional de Telecomunicações -, em agosto de 2022 o negócio de TV paga via DTH possuía 6,642 milhões de assinantes.

Procurada, a Simba Content informou que não vai se manifestar sobre o assunto. A Band também não se posicionou.

Confira a chamada de lançamento da Simba Content:

Imagem da thumbnail do vídeo

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Telegram.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado