Coluna do Sandro

De medo de demissões a perda de poder: a chegada da 3ª CNN Brasil

Canal de notícias anunciou novo presidente


Redação da CNN Brasil
CNN Brasil passa pela terceira mudança em seu alto comando
Por Sandro Nascimento

Publicado em 31/10/2022 às 16:27,
atualizado em 31/10/2022 às 16:28

A CNN Brasil comunicou ao mercado a chegada do empresário João Camargo à presidência do seu conselho na última sexta-feira (28). Internamente, os rumores é que o novo chefão do canal fará mudanças na atual estrutura de VP (vice-presidentes) e isso vem gerando apreensão nos bastidores. Além disso, a troca no alto comando da CNN brasileira fez Renata Afonso, que exerce a função de CEO, perder poder.

A informação sobre a mudança no alto comando passou a circular nos vários cargos da CNN na noite da última quinta-feira (27), após a reportagem do NaTelinha entrar em contato com a emissora solicitando uma posição. De acordo com fontes ouvidas, inicialmente, a estratégia era soltar o comunicado nesta segunda (31), após o resultado das eleições, mas, com a informação vazada, anteciparam o anúncio.

A primeira reunião de João Camargo como novo presidente da CNN Brasil aconteceu ainda na noite de sexta (28) na sede em São Paulo. No mesmo dia, Renata Afonso reuniu a redação e, em tom de despedida, desejou boas-vindas a João Camargo, como adiantou o site TV Pop. "Tenho certeza de que ele contribuirá fortemente para o sucesso da CNN Brasil”, afirmou.

Com a chegada do novo presidente, Renata perde trânsito com Rubens Menin, dono do canal, e passa a ser reportar diretamente a Camargo. Segundo fontes, essa situação não foi bem digerida pela atual CEO da CNN Brasil.

“O João tem uma habilidade fantástica nesse meio, e eu não tenho isso. Ele tem tempo, e eu não tenho. O importante desse negócio é que ele vai ser full time. Vai ficar 24 horas por dia lá dentro e vai somar muito”, disse Rubens Menin ao Brazil Journal no dia do anúncio. Em outro trecho, completou: “A CNN não é uma plataforma para apoiar governo A ou B”.

Venda da CNN Brasil?

No mercado, muito se cogitou que João Camargo teria assumido o cargo com o intuito de preparar a venda da CNN Brasil, mas o NaTelinha apurou que esse cenário é muito pouco provável. A resposta de pessoas ligadas ao mercado é que a família de Menin sentiu o gosto da influência que ocasiona ser proprietária de um canal de notícias.

Em seu perfil na rede social Linkedin, João Camargo agradeceu o convite de Rubens e finalizou: “Estar à frente da CNN Brasil é um projeto desafiador e que me encanta por ter a mesma natureza da Esfera Brasil, produzir conteúdo apartidário e independente, sempre em prol do Brasil”. Camargo terá uma participação acionária na CNN.

A reportagem apurou que o empresário Rubens Menin já estaria se queixando dos resultados da gestão de Renata Afonso há algum tempo. O NaTelinha teve acesso a dois nomes que foram sondados por influentes políticos, que são amigos de Menin, para ocupar o cargo. Internamente, o projeto CNN Soft - programas com temas não factuais - é visto como um grande fracasso da administração regida por Afonso. Resultados comerciais abaixo do esperado também estaria incomodando o alto comando do canal.

Na redação, existe uma expectativa quanto a linha editorial que a emissora irá adotar a partir deste momento. O entendimento é que será a chegada da terceira CNN Brasil - uma alusão aos três comandos que já teve desde sua estreia em março de 2020: Douglas Tavaloro, Renata Afonso e, agora, João Camargo -.  VPs da CNN Brasil também estão inseguros quanto a manutenção dos seus cargos. A apuração é alguns nomes serão trocados.

João Camargo é fundador do grupo Esfera e sócio do grupo 89 Investimentos, dono das rádios Alpha, BandNews FM, Nativa e 89 FM. 

Confira o comunicado interno distribuído entre os funcionários da CNN Brasil sobre a chegada do novo presidente:

De medo de demissões a perda de poder: a chegada da 3ª CNN Brasil 

NaTelinha no LinkedIn

Siga nossa página no LinkedIn e fique por dentro dos bastidores e do mercado da TV.

TAGS:
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado