Colunas

2016 e ainda não dá pra imaginar o SBT sem Silvio Santos

"Antenado" - Uma geração sem Silvio Santos será uma geração mais triste


silvio-santos-35anos.jpg
Fotos: Lourival Ribeiro / SBT

19 de agosto de 1981. Brasília. Lá estava ele, todo sorridente, realizando talvez o que foi seu maior objetivo desde que se tornou um "executivo de televisão" à contra-gosto. Silvio Santos assinava e, naquele instante, colocava no ar a "TVS Canal 4 de São Paulo".

Hoje é o SBT, o Sistema Brasileiro de Televisão, que completa 35 anos, sendo a mais simpática emissora do Brasil. Muito disso se deve ao seu dono.

Em 1988, um susto. Silvio prometia se aposentar em cinco anos, por causa de um câncer na garganta, que afetou suas cordas vocais. Se ele realmente parasse, programas como "Casa dos Artistas", "Show do Milhão", "Tentação", entre outros, sequer teriam o dedo do patrão. Imagine o bordão "Você está certo disso?", do game show, em outra voz? Não tem como.

O problema é que, sejamos honestos - e infelizmente temos que ser -, o homem está mais pra ir do que pra ficar. Até ele mesmo brinca com isso. E esse é o porém. Depois das novelas infantis, a maior audiência em São Paulo e no Painel Nacional de Televisão é Silvio Santos.

[galeria]
No domingo à noite, hoje, não tem como ver alguém que vá ocupar o horário com tamanha destreza que o seu dono. O horário é perfeito para suas zoeiras, sua atual língua solta e a já consagrada câmera escondida. É estranho imaginar que daqui um tempo, alguém terá que ocupar o lugar.

A primeira de bate e pronto seria Eliana, mas a loira não atravessa a melhor das fases. O programa "ao vivo" - e é bem entre aspas, já que só algumas partes de palco são - prejudicaram o seu desempenho, fora que apesar de ser boa apresentadora, Eliana é mais séria, não brinca tanto.

Celso Portiolli tem um quê de Silvio, mas também tem um quê de Gugu. Apesar de muito carismático, ainda não faz o seu "Domingo Legal" ser o que deveria ser. Um alento é o seu canal do YouTube, que é muito melhor que o dominical. Divertido, criativo e brincalhão, se Portiolli usasse o humor da internet na TV, certamente poderia ter boa vantagem pro futuro.

Rodrigo Faro? Quem sabe. Rodrigo é alegre e extremamente carismático, mas o seu programa virou uma depressão sem fim. Tem momentos divertidos, onde ele se sobressai assustadoramente, mas os picos estão sendo com quadros de choradeira, e isso preocupa. Faro realmente tem um jeito SBT, e não é errado pensar que ele possa ir no futuro. Seria uma excelente aposta. Mas precisa mostrar que essa audiência não é por causa do choro.

Passados 35 anos, não dá pra imaginar ainda o SBT sem Silvio Santos. Ele é o cara. Aqui é um prognóstico, uma tentativa. Espero que isso demore muito pra acontecer. Uma geração sem Silvio Santos será uma geração mais triste.

Confira 12 momentos de Silvio Santos que ninguém deve esquecer:

[video]

 

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado