Colunas

"Totalmente Demais" rompeu a barreira do sucesso para se tornar fenômeno

Território da TV


totalmentedemais-jonatas-eliza-arthur.jpg
Divulgação/TV Globo

Tal como aquela que é esperta como ninguém, “Totalmente Demais” só se dá bem. Trama exitosa desde o seu começo, ela agora vem transgredindo o limite de ser um mero (apesar de cada vez mais raro) sucesso e mostra progressivamente que vai cavar lugar na lista de grandes folhetins da história da faixa.

A fórmula para conseguir esse status? A mais simples possível, porém com uma execução de primeira linha, sem invencionices como prédios falantes ou formato de seriado.

“Totalmente Demais” resistiu bravamente mesmo depois do término do concurso homônimo, o ponto que muitos julgavam como um final antecipado. Balela. Foram tantas tramas desenroladas após a vitória de Eliza que a disputa parece até distante.

Calcada desde o começo com referências sobre grandes clássicos da arte mundial, sejam elas transmitidas oralmente ou não, a novela conseguiu resgatar elementos históricos sem parecer uma simples releitura do que já vimos por aí.

Méritos também da direção, comandada por Luiz Henrique Rios, que imprimiu uma leveza e alegria natural nas cenas, contrastando com o clima mais obscuro ou conceitual escolhido em outros horários.

Quanto aos autores Rosane Svartman e Paulo Halm, o maior elogio que pode ser feito é sobre a diversidade do texto. Entre uma cena e outra, o clima passa de “Malhação” para o de uma novela das nove sem escalas. E também sem atropelos.

[galeria]
“TD+” consegue seduzir tanto com seu casal pré-adolescente quanto com seu casal da terceira idade. E ambos com intérpretes dando conta do recado, não destoando do bom nível da imensa maioria do elenco.

Com essa união de elementos acima da média, o sucesso era inevitável. Mas pouca gente podia apostar que a faixa das sete voltaria a conhecer os números dos tempos de “Cheias de Charme”, outro merecido fenômeno, de 2012.

Não é por acaso que “Totalmente” subverteu as regras recentes e teve seu último capítulo deslocado para uma segunda-feira, assim fugindo do feriado prolongado. E dando a chance do público assistir edições inéditas por mais dois dias.

O desfecho será reprisado na tarde de terça (31), já prevendo um futuro natural em que a novela ganhe a oportunidade de ser reexibida no “Vale a Pena Ver de Novo”.

Mas a inovação não fica apenas no âmbito televisivo. Assim como teve um capítulo zero disponibilizado na internet antes da estreia, a trama vai ganhar uma extensão nas redes com o núcleo do bairro de Fátima.

Independentemente de plataforma, dia ou horário, o fato é que “Totalmente Demais” marca a sua época como um bom exemplo de eficiência diante dos mais diversos perfis de público, missão que vem sendo cada vez mais complicada. Como dito no título, feito digno de um fenômeno.


O colunista Lucas Félix mostra um panorama desse surpreendente território que é a TV brasileira. Ele também edita o https://territoriodeideias.blogspot.com.br e está no Twitter (@lucasfelix)

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado