Colunas

Sem contrato com a Globo, Xuxa quase virou sócia de programa no SBT em 1994

Histórias da TV


planeta-xuxa.jpg
Fotos: Divulgação

Se estivesse na Rede Globo, Xuxa Meneghel, hoje na Record, teria completado na última semana de fevereiro 30 anos de serviços prestados à emissora. Mas uma negociação ocorrida em 1994 entre sua ex-assessora Marlene Mattos e o apresentador Silvio Santos poderia ter encurtado a passagem da apresentadora na TV dos Marinhos.

O dono do Baú propôs para a Rainha do Baixinhos uma sociedade nos lucros do seu programa, caso ela se transferisse para o SBT.

Em 1993, Xuxa vivia uma crise de audiência na Globo. O "Programa Xuxa", primeira atração que comandou após o fim do infantil "Xou da Xuxa", ficou apenas cinco meses no ar nas tardes de domingo.

O programa contava com números musicais, gincanas, brincadeiras e entrevistas. Mas as críticas e a audiência não corresponderam com a expectativa da casae o "Programa Xuxa" saiu do ar em outubro daquele ano.

Na época, Marlene Mattos cuidava dos negócios da apresentadora e para renovar seu contrato, a ex-braço direito pleiteou o retorno de Xuxa para as manhãs da Globo, o que foi negado.

Sabendo que o contrato da Rainha dos Baixinhos com a Globo terminava no final de 1993 e que ela desejava voltar para as manhãs da TV, Silvio Santos tentou contratá-la através de uma proposta ousada para a época.

Os emissários do SBT, em contato com Marlene Mattos, propuseram um programa matinal de segunda a sexta com participação direta nos lucros, que chegariam a 50%. Com isso, caso  Xuxa se transferisse para o SBT, ela se tornaria sócia do seu programa com a emissora.

Naquele ano, com o título " Xuxa negocia novo programa com o SBT", a Folha de São Paulo repercutiu  as negociações numa matéria assinada pelo jornalista Marcelo Migliacio. "O fato é que o programa de Xuxa na Globo teve inicialmente a estreia retardada por um atraso na confecção dos cenários. Com os acenos de Sílvio Santos e a indefinição contratual, a coisa tornou-se imprevisível. Mesmo o formato do programa dominical não era consenso entre o staff da apresentadora e os diretores globais".

Mas as negociações não caminharam. A Globo fez uma contraproposta milionária e Xuxa renovou seu contrato com a emissora em março de 1994, três meses depois do vencimento do último vinculo.

No dia 04 de junho daquele ano, entrava no ar o "Xuxa Park", programa que ficou na grade durante sete anos nas manhãs da Globo.

Eu fico por aqui ou toda hora no Twitter @sanduba

TAGS:
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado