Colunas

Coluna do Sanduba: "Jornal Nacional" comete erro em reportagem


globo-logo21.jpg
Fotos: Divulgação

Na última terça-feira (16), o "Jornal Nacional" exibiu uma reportagem da jornalista Bette Lucchese, sobre os últimos números divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) que mostravam uma queda de 4,3% no comércio nacional. Até aí tudo bem.

O problema é que, para ilustrar esses números, foram utilizadas imagens dos estabelecimentos com as portas fechadas da rua da Carioca no Rio, dando a entender que devido a falta de venda essas lojas encerraram as suas operações, o que não é verdade.

Conforme reportagem publicada no jornal O Globo no dia 24/07/2014, o real motivo foi a alta dos alugueis, que chegou a triplicar na região, praticada pelo banco Opportunity, dona dos imóveis. Portanto, o local não poderia ser usado como exemplo de crise no comércio.

Procurada por esta coluna, a comunicação da Globo emitiu a seguinte resposta: "Não há erro algum de apuração. A matéria do ‘Jornal Nacional’ exibida na última terça-feira mostra o resultado de uma pesquisa do IBGE, que atesta que cerca de 13% das lojas fecharam em 2015 por conta da crise econômica. A sugestão de gravação nesta tradicional rua comercial do centro do Rio foi uma sugestão do próprio CDL RIO (Clube dos Diretores Lojistas do Rio de Janeiro), onde há pelo menos 12 lojas de portas fechadas, independente dos motivos que levaram ao fechamento de cada uma delas".

Bem, na nota a Globo diz que "13% das lojas fecharam em 2015 por conta da crise econômica". Mas a matéria não era sobre a crise no comércio? O real motivo do fechamento dos estabelecimentos mostrados deveria, sim, ter tido uma grande importância no momento que a reportagem estivesse sendo produzida. Estamos de olho.

Leia a coluna na íntegra

Fico por aqui ou toda hora no twitter @sanduba

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado