Colunas

Polêmica do vestido invade até o "Jornal Nacional"; entenda

Território da TV


vestido-meme-cor.jpg
Reprodução

No mundo da internet, enquanto alguns memes se eternizam, outros tem ascensão e decadência com igual velocidade.

Na última sexta-feira (27), a televisão brasileira se rendeu diante de uma polêmica surgida na Inglaterra, mas que ganhou o planeta. E possivelmente foi a brincadeira virtual que mais rapidamente dominou o espaço televisivo por aqui desde a Luiza do Canadá (lembra dela?).

Com todos tendo uma opinião sobre e elas nem sempre sendo coincidentes, a polêmica estava lançada. E diversos âncoras repercutiram o tema nas principais emissoras brasileiras, suas praças e canais de notícias. Para eles, afinal, o vestido era preto e azul ou branco e dourado?

A coluna calculou a cor mais vista pelos apresentadores, excluindo da conta os comentaristas de saúde, que geralmente ficaram em cima do muro considerando ambas as opções e os indecisos em geral.

Dentre quem cravou o que enxergou, o cenário foi de divisão em algumas bancadas. Novamente juntos, Sandra Annenberg e Evaristo Costa já tiveram o que discutir no "Jornal Hoje". Para ele, branco e dourado. Para ela, azul e preto.

No "Jornal Nacional", que também se rendeu ao tema por quase dois minutos, foi ao contrário. Renata Vasconcellos disse ter visto branco e dourado, enquanto Bonner engrossou o coro do azul e preto, mas revelando ter sido exceção em casa, já que a esposa Fátima Bernardes e os filhos enxergaram os tons mais claros.

Dentre as coincidências, os apresentadores das primeiras edições do "SPTV" e "RJTV", César Tralli e Mariana Gross, concordaram com o azul e preto.

No "Bem Estar" e "Notícias da Manhã", as duplas estiveram em sintonia. Tanto Fernando Rocha e Mariana Ferrão quanto Neila Medeiros e Patrícia Rocha viram branco e dourado. Mas nem esses combinados foram suficientes para barrar a leve supremacia do azul e preto na televisão.

Além dos apresentadores já citados, também concordaram com as cores mais escuras os jornalistas Luciano Cabral, Eduardo Grillo e Dony de Nuccio da Globo News, Renata Alves do "Hoje em Dia", Henrique Chaves do "Balanço Geral DF" e Amanda Klein do "RedeTV! News", assim totalizando 10 votos. Enquanto o branco e dourado teve 9.

Além dos mencionados, Maria Beltrão no "Estúdio i" e Augusto Xavier no "RedeTV! News" acabaram derrotados. Curiosamente, nas enquetes populares feitas pelos sites da Globo News e do "Jornal Hoje", o público concordou com a opinião de Maria e Augusto, mesmo que por margens também pequenas.  

Ainda na última sexta, o único tema que gerou concordância geral foi a relevância da obra do ator Leonard Nimoy, o Spock de "Jornada nas Estrelas". A saudação de "vida longa e próspera" foi reproduzida em homenagem nas redes sociais do "JN" e ao vivo no "Jornal da Globo", durante a participação de Nova York do repórter Fábio Turci.


No NaTelinha, o colunista Lucas Félix mostra um panorama desse surpreendente território que é a TV brasileira.

Ele também edita o https://territoriodeideias.blogspot.com.br e está no Twitter (@lucasfelix)

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado