Colunas

As pontuais e necessárias mudanças no "Hoje em Dia"

Enfoque NT


825ec723622adcafabd0a8666db7fdfc.jpeg
Trio deixa o "Hoje em Dia" no início de janeiro - Divulgação
 
O programa estreou no segundo semestre de 2005 para suprir a lacuna deixada pelo “Note & Anote”, de Claudete Troiano. Com seu apogeu atingido entre 2006 e 2009, a atração obrigou, de certa forma, a fazer com que a Globo investisse em algo do mesmo gênero naquela faixa horária.
 
Com Ana Hickman retornando ao “Hoje em Dia” em 2015, será uma volta às raízes, de onde tudo começou e deu certo. César Filho acumula uma experiência de quase 10 anos no SBT e agora, mais maduro após ter uma passagem bem-sucedida pelo “Notícias da Manhã”, está pronto para assumir este posto de apresentador em sua nova casa. 
 
 
A jornalista Renata Alves surge no meio disso tudo pra tentar dar a oxigenada que o programa precisava. Afinal, depois que o “Encontro” estreou em meados de 2012, o público ficou mais dividido e a emissora mais afetada foi a própria Record, que se viu de mãos atadas diante da concorrência.
 
Um programa como o “Hoje em Dia”, factual e leve, necessita de mudanças pontuais como essa. Acompanhar a concorrência, ter o rodízio de apresentadores maior e quadros rotativos é o segredo para tentar acompanhar um telespectador mais exigente. 
 
A intenção foi resgatar um nome consagrado do “Hoje em Dia” (Ana Hickman), aliado a boa aceitação que César Filho teve nas manhãs do SBT recentemente. Além, é claro, do enorme potencial comercial que os dois têm para vender. Acima de tudo, a atração sempre teve um poder de venda ao mercado publicitário excepcional. Não à toa, completa 10 anos no ar em 2015.
 
E só conseguiu chegar a uma década de vida por conta de ajustes necessários ao longo desse tempo todo. 
 
Assim como nos Estados Unidos, por exemplo, esse tipo de programa é cíclico, como o “Good Morning America”. Ou seja, é uma atração que não tem dono. E o “Hoje em Dia” entrou nessa lista, não podendo ser vinculado a este ou aquele artista que passou por ali e emprestou seu nome.
 
 
Thiago Forato é jornalista, escreve sobre televisão há nove anos e assina a coluna Enfoque NT há três, além de matérias e reportagens especiais no NaTelinha. Converse com ele: thiagoforato@natelinha.com.br  |  Twitter: @Forato_
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado