Colunas

ESPN: o jogo do Palomino nesta Copa do Mundo

Papo de Bola


ca6a57d726091b603a4c3932e4f764d8.jpg
Divulgação/ESPN

Desde que assumiu a direção de jornalismo em 2012, no lugar do agora somente comentarista José Trajano, João Palomino dificilmente é acompanhado na programação da ESPN Brasil pois praticamente não narra mais jogos e raramente participa de programas. Quando isso acontece, claro que é um acontecimento diferente e bacana, pois é uma das figuras mais marcantes da emissora em seus recentemente completados 19 anos, ainda mais quando passou a locutor titular com a saída do Milton Leite, em 2005.

Dentro disso tudo, não deixa de ser notável e legal que Palomino não se ausente desta Copa do Mundo em termos de microfone ao ser escalado para Argentina x Suíça nesta terça (01), ao lado de Paulo Calçade e Sorín. É apenas um jogo, é o jogo do João. Mas vale muito por deixá-lo presente em todas as Copas exibidas pela ESPN, incluindo a atual.

A imagem do dia

Everaldo Marques e Gustavo Hofman no Beira-Rio, onde transmitiram nesta segunda (30) o empolgante Alemanha 2 x 1 Argélia que marcou as despedidas tanto de Porto Alegre do Mundial quanto do próprio Everaldo, que sai com o saldo de 10 partidas narradas pela ESPN Brasil - muitas delas em simultâneo às finais da NBA - e 28 gols contados. Além dele e de Hofman, que segue como setorista germânico desde o começo do torneio, também participou Gerd Wenzel dos estúdios em São Paulo.

Os preferidos de Felipão

O primeiro dia de atividade do Brasil na Granja Comary após a suada classificação diante do Chile teve Luiz Felipe Scolari convocando seis jornalistas com os quais possui uma maior intimidade e contato para trocar ideias sobre o desempenho da equipe. Quatro eram de televisão: Fernando Fernandes (Band), Osvaldo Pascoal (Fox Sports) e Juca Kfouri e Paulo Vinícius Coelho (ambos da ESPN), além dos repórteres de impresso Carlos Eduardo Mansur (O Globo) e Luiz Antônio Prósperi (Estadão).

Não deixa de ser curioso que, mesmo com concessões feitas à emissora nos primeiros momentos de treinamento, Felipão não chamasse nenhum jornalista da TV Globo - ou mesmo do SporTV.

Aerolinhas Bandeirantes

Com a fase mata-ou-morre da Copa, alguns profissionais especialmente do BandSports rodam o Brasil para contar partidas decisivas, proporcionando alguns acontecimentos diferentes e mesmo inéditos.

Exemplo: nesta segunda (30), França 2 x 0 Nigéria em Brasília teve a primeira narração feita no estádio pelo jovem Ivan Bruno, que tem transmitido eventos no canal há alguns meses e que é um lançamento televisivo desta emissora; e hoje (1), Bélgica x Estados Unidos em Salvador contará com Alex Muller na Fonte Nova - e viagens interestaduais eram comuns quando repórter da Rádio Bandeirantes, mas não costumam acontecer nestes 2 anos e meio de narrador da BandNews FM.

Rede Record na Copa

Mais ou menos isso, considerando-se a presença de Roberto Justus ao lado de Paulo Bonfá e Marília Ruiz no Argentina x Suíça de hoje (1) pelo Fox Sports 2. Antes da bola rolar, digo esperar que, ao término da disputa, Justus lance o bordão para o selecionado eliminado: "você tá demitido". Depois da bola rolar, espero que isso tenha acontecido.

Oh, não, a Copa está acabando...

Tá, fui um pouco "terrorista" neste título. Mas só tem mais duas semanas e 10 jogos para acontecer. Pouco a pouco, os clubes começam a retomar maior espaço nas grades dos canais.

Esta semana, serão eles que preencherão no SporTV2 os dois dias que separarão oitavas das quartas-de-final do Mundial. Três amistosos passarão ao vivo: Metropolitano x Internacional às 19h de quarta (2); Botafogo da Paraíba x Botafogo do Rio de Janeiro às 20h de quinta (3); e Cruzeiro x Tigres às 22h da mesma quinta.


Edu César é titular do site www.papodebola.com.br e está de volta ao NaTelinha para falar sobre a cobertura da Copa do Mundo pelas TVs.
 

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado