Colunas

Apático, Alex Escobar não convence como narrador de futebol

Público se revolta nas redes sociais com narração de jogo do Corinthians


3ad37ed3015345c9b7dff80e2f4d6ffa.jpg
Divulgação/TV Globo

O que um bom narrador precisa? Boa dicção, emoção, estar bem informado sobre o que está acontecendo, ser antenado e se possível, ter a simpatia do público, além de outros atributos como improvisão e voz compatível com o que lhe é proposto.

Os telespectadores paulistas tiveram a "oportunidade" de ouvir Alex Escobar, apresentador do "Globo Esporte RJ" e iniciante na narração, na partida entre Sport e Corinthians, válido pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro no último domingo (25). E a experiência não foi das melhores.

Alex Escobar, para quem não se lembra, é aquele mesmo que em 2010 foi achincalhado pelo então técnico da seleção brasileira, Dunga. O episódio é lembrado até hoje, mas que já foi desmistificado e resolvido. Alex teria balançado a cabeça negativamente numa coletiva de imprensa por conta de algumas decisões de Dunga à frente do Brasil. O treinador, então, viu aquilo como uma reprovação do que estava fazendo e proferiu alguns palavrões que foram captados no sistema de áudio.

Voltando à narração de Alex... Lhe falta tudo: pontuar jogadas, dicção e claro, a emoção. A falta dela foi flagrante e virou motivo de piada no último final de semana. Uma ausência deste porte um narrador não pode ter (a falta de emoção). Tudo isso acoplado a um enorme e carregado sotaque carioca de Escobar, que dificilmente vai se desfazer. É questão de aperfeiçoamento, mas ouvindo um jogo narrado por ele, é difícil que ele tenha uma melhora a ponto de estar no posto para narrador de uma Copa do Mundo na principal emissora do país.

Sua escalação chega a ser risível. O telespectador gritou de saudades de Cléber Machado, que estava em Portugal após transmitir a final da Liga dos Campeões da Europa no sábado. E pasmem: até mesmo o "odiado" Galvão Bueno ganhou hashtags e foi ovacionado, tamanha reprovação do telespectador com Alex Escobar narrando. A rejeição foi imediata.

Confira abaixo algumas reclamações dos internautas:

Eu juro que tentei encontrar alguma mensagem positiva sobre sua narração. Mas, não achei. E também pudera... Não haveria como. Ou haveria? Se alguém gostou do Alex Escobar, por favor comente aqui na página!

Há que existir respeito com o profissional, mas como narrador esportivo, definitivamente, Escobar não colou e não vai colar.


Contatos do colunista: thiagoforato@natelinha.com.br - Twitter: @Forato_
 

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado