Colunas

Antenado: "Tá no Ar" exala genialidade e é a grande estreia da temporada


0ad1b39f6b57ae3f07964f0553037ac7.jpg
Reprodução

Na Globo desde janeiro de 2013, Marcelo Adnet sofreu bastante com críticas no primeiro ano de emissora carioca. E, de fato, mereceu: esteve muito aquém do que podia e senti que ele não tinha liberdade pra criar.

Bom, como eu frisei, ele não tinha, pois passou a ter. Estreou nesta quinta (10), já quase por volta da meia-noite, o "Tá no Ar - A TV na TV", programa assinado por ele e por Marcius Melhem, que já escreveu programas de humor no canal como "Os Caras de Pau" e "S.O.S Emergência".

Os dois são de escolas parecidas de humor: o do teatro e o de improviso, com sacadas rápidas e sem roteiro. Porém, juntos, e fechando o roteiro final, o que se viu foi a melhor estreia da temporada de 2014 na televisão brasileira.

O program tem uma quê do clássico "TV Pirata", mas com humor mais escrachado e moleque, como há tempos não se via em território global e que deve nesse quesito desde os anos 90, nos bons tempos de "Casseta e Planeta - Urgente". Difícil escolher o momento em que mais ri, porque a estreia toda foi excelente, mas vou citar alguns.

O primeiro foi a propaganda da "Galinha Preta Pintadinha", com paródias de músicas infantis com toques de macumba. A intenção, neste caso, foi criticar a proibição das propagandas para crianças. Não tem que acabar, tem que ser vigiada. Não é qualquer coisa que pode ser dita para elas.

A segunda foi o "Pesca Fatal", uma piada boba, mas que soou muito bem acertada, criticando aqueles programas chatos e que são cultuados. Outros destaques foram o "critico ferrenho da Globo", que foi fundo nas críticas com os mesmos argumentos contra a emissora carioca feitos na internet.

Outra parte que gostei muito foi da pincelada rápida da excelente imitação de Silvio Santos feita por Marcelo Adnet. Espero que ela seja aproveitada por mais tempo e mais vezes. Mais um momento sensacional foi o jornal "Jardim Urgente", que criticou os exageros feitos pelos programas policiais. O bordão "Foca em mim!" já pegou na internet, onde o programa agradou a gregos e troianos.

Para mim, o único problema é o horário. Perto de meia-noite é bastante tarde para muitos, mas mesmo assim o programa marcou 11 pontos de média, o que é bom. Espero que, com o sucesso de público e crítica, a Globo mude o "Tá no Ar" para uma faixa mais acessível. Mais gente merece ver a grande estreia da temporada. É um humor inteligente, sem ser apelativo.


Gabriel Vaquer escreve sobre mídia e televisão há vários anos. Além do “Antenado”, é responsável pelo “Documento NaTelinha”. Converse com ele. E-mail: gabriel@natelinha.com.br / Twitter: @bielvaquer
 

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado