Colunas

Enfoque NT: Xuxa completa 51 anos fora da televisão


d8f0f57ad1b2e1f4d097bfc6d9dd4b6d.jpg
Divulgação/TV Globo

Maria da Graça Meneghel, popularmente conhecida como Xuxa, está completando sua 51ª primavera (ou outono) sem muitos motivos para comemorar na televisão.

Seu “TV Xuxa” foi sacado do ar em janeiro deste ano por conta de um problema que a apresentadora desencadeou nos pés - uma inflamação em dois pequenos ossos. Até porque seu programa estava razoável de audiência, marcando entre 9 e 11 pontos nas tardes de sábado.

Esse era o formato que melhor lhe caiu desde o “Planeta Xuxa”, no final da década de 90. Depois disso, Xuxa passou apenas por projetos fadados ao fracasso e muito mal executados, mas tinha se reencontrado com um formato que lembrava o “Planeta”, em um dia e horário com pouca (ou nenhuma) concorrência. Daí a sua estabilidade.

[galeria]

Toda uma geração cresceu com a Xuxa, e continua fã. Tornou-se um mito e uma figura emblemática da televisão devido ao sucesso extraordinário que fez nas décadas de 1980 e 1990 com programas para o Brasil, alguns países da América Latina, Espanha e Estados Unidos. A agenda de Xuxa não tinha espaços em branco, e provavelmente a fadiga e o esgotamento, inevitável.

Com o tempo, perdeu espaço e acumulou sucessivos projetos decepcionantes, como o “Conexão Xuxa”, em 2007, com uma produção milionária e poucos resultados efetivos no Ibope. Sem contar o “Xuxa no Mundo da Imaginação” que começou em 2002, com 20 pontos, e terminou, dois anos depois, dando 6 e perdendo para o SBT.

Neste ano, a loura não deverá voltar às telinhas devido ao seu problema nos pés e até mesmo pela dificuldade em encaixá-la na grade de programação. O “Cine Fã-Clube”, se seguir sua proposta inicial, foi uma boa sacada, e quando apresenta longas com essa temática, têm ido bem. Muito melhor que Xuxa, aliás.


Promete

O “Domingo Show” vem forte no próximo domingo (30). Geraldo Luís vai mostrar o tablet do falecido MC Daleste, que promete revelações, além de Rafinha Bastos e uma reportagem sobre a gravidez da mulher do anão Marquinhos, que é um fermento de Ibope. Enquanto isso, o “Domingo Legal” vai levar toda a trupe do “The Noite”, de Danilo Gentili.

Abrindo o pacote

A Globo vai abrir seu pacote de filmes 2014 com o inédito “O Gato de Botas”, longa de 2011. Depois da semana passada, a emissora carioca resolveu apostar forte na “Temperatura Máxima” e exibir uma produção inédita e com apelo para combater o “Domingo Show” e o “Domingo Legal”.


Contatos do colunista: thiagoforato@natelinha.com.br - Twitter: @Forato_

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado