Colunas

Enfoque NT: Jorge Kajuru, um exímio comunicador longe dos holofotes


67fb540424ec35923d8341da7f7aaed2.jpg
Jorge Kajuru se destacou durante o "The Noite" - Divulgação/SBT

Incisivo, polêmico, instigante, inquieto, contestador e um comunicador acima da média são alguns dos adjetivos que se enquadram para Jorge Kajuru.

O jornalista esteve ontem (19) no "The Noite" e está diariamente na TV Esporte Interativo dando seus pitacos e opiniões explosivas. E quem viu a entrevista que Danilo Gentili fez com Kajuru ontem e para quem o acompanha, sabe o poder de comunicação que ele tem e o grande talento que possui. Tanto é que, como ele mesmo faz questão de dizer, não usa TP (teleprompter) - utilizado para que o âncora de um jornal ou apresentador leia informações.

Seu auge foi no "Esporte Total" da Band, em 2004, até a extinção do "Jogo Duro", em 2006, no SBT. E só saiu do ar por conta da sua língua que não cabe nem dentro da boca.

Da Bandeirantes, foi demitido ao vivo por criticar a falta de bom senso na distribuição de ingressos no Mineirão, em uma partida da seleção brasileira, onde deficientes físicos estavam com dificuldades para adentrar o estádio. Do SBT saiu por perseguição de gente de dentro da emissora. E não foi o dono.

Certamente, se ele tivesse mantido a linha do "Esporte Total", em um tom crítico porém mais ameno, estaria no ar até hoje sem disparar tantas barbáries. Hoje, Kajuru talvez tenha perdido um pouco a noção do que fala e profere cada coisa... Perdeu um pouco do cunho jornalístico e "banalizou" alguns de seus problemas pessoais, que são assuntos tratados em demasia em entrevistas que concede. Um talento nato, à deriva.

Tem espaço? Tem. Na TV Esporte Interativo. Um nicho muito pequeno. Extremamente restrito. Kajuru teria potencial para mais, em ter um grande programa, em um horário competitivo da televisão aberta. Mas, hoje seria quase impossível ele ceder em fazer uma atração e alguma emissora querer produzir, diante das coisas que diz.

Verdadeiramente uma pena (talvez não para ele...) o caminho que rumou.

Quem lembra?

Do melhor programa esportivo que a Band já teve, o "Esporte Total", nas mãos de Kajuru? Ele revolucionou o formato, que era de bancada, e os picos de audiência que atingia na época eram altíssimos.

Ou ainda, em um dos melhores programas que Kajuru fez, o "Kajuru Liberado", na TV Alphaville, em 2005? Excelente como entrevistador também. Uma pena que a atração não tenha ganhado a televisão aberta na época.


Contatos do colunista: thiagoforato@natelinha.com.br - Twitter: @Forato_

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado