Colunas

Enfoque NT: Público busca boas novelas à tarde


1a8bc3ae52b066c72f88632043ac5b36.jpg
Reprise de "O Cravo e a Rosa" fez grande sucesso nas tardes da Globo

Nos últimos tempos, o período da tarde tem passado por maus bocados em todas as emissoras no quesito audiência. A Globo acertou com a reprise de “O Cravo e a Rosa”, mas antes disso também estava mal no horário. O novo “Vídeo Show”, definitivamente, não decolou e na última quinta-feira (16) igualou seu recorde negativo: 9 pontos. A “Sessão da Tarde”, que teve sua identidade visual repaginada há pouco tempo, como o “Vale a Pena Ver de Novo”, com chamadas até um pouco mais ousadas, também não segura a peteca.

A Record tem o “Balanço Geral”, que registra uma audiência bastante razoável, e o “Programa da Tarde” que sempre está ali ao redor dos 4 pontos. O teto de audiência é baixíssimo, e nenhum investimento que ela faça parece que vá melhorar muito o cenário das coisas.

O SBT vê todas as suas novelas atuais em baixa. São quatro na sequência. Uma inclusive começando amanhã (20), às 14h30, “Café com Aroma de Mulher”, colombiana, de quase 20 anos atrás. As imagens, segundo as chamadas, estão sofríveis, e se fosse para apostar, apostaria que ela também não vai emplacar e terá pontuações ainda mais baixas que “Maria do Bairro”.

O que deu certo?

No ano de 2013, Globo e SBT, quando tiveram algum fôlego à tarde, foram com novelas. A emissora carioca com “O Cravo e a Rosa”, que terminou na última sexta-feira (17) e que atingiu médias de até 18 pontos, índices semelhantes aos de “Joia Rara” e “Além do Horizonte”, onde o número de aparelhos ligados é incomparavelmente maior.

O canal de Silvio Santos colocou no ar o folhetim “Cuidado com o Anjo”, com Maite Perroni de “Rebelde”, e deu médias de até 8, 9 pontos. Metade do que o SBT registra atualmente. Juntamente com “Rubi”, em sua terceira exibição (e a de mais sucesso), que chegou a arranhar por vezes a “Sessão da Tarde”.

Trocando em miúdos, coloque uma novela interessante à tarde que o público vai atrás. Não tem muito que inventar, fazendo inovações. Novela é a paixão do brasileiro, como futebol e Carnaval.


A coluna agora contará com edições às terças, quintas e domingos. Fique ligado! Relembre todas.

Contatos do colunista: thiagoforato@natelinha.com.br - Twitter: @Forato_


 

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado