Colunas

Enfoque NT: Como "Além do Horizonte" teve sua sinopse aprovada?


283d10772eabac7986954fbf2253c3fd.jpg
Divulgação

Há anos, há vários anos uma novela das 19h da Globo não era tão contestada por sua história e elenco. Criticar “Além do Horizonte” já virou chover no molhado.

A audiência raramente ultrapassa os 20 pontos e talvez se torne a novela mais fracassada da emissora no horário. Os motivos? Todo mundo também já sabe. O elenco iniciante, história confusa, sem pé nem cabeça e pouco atraente.

O que impressiona é: como essa novela teve sinopse aprovada pela direção da casa? Nos tempos de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, e Marluce Dias, que atuaram como diretores , isso provavelmente não aconteceria. O cuidado ao aprovar qualquer projeto que fosse era maior. O tratamento minucioso com cada detalhe que ia ao ar antes, também.

Basta olhar para trás e ver a quantidade de produtos com qualidade duvidosa que a Globo está levando ao ar. Coisa que há 10, 15 anos atrás dificilmente aconteceria. Aquele padrão, o modelo a ser seguido nãojá não é mais visto como outrora.

Na sexta (13), a novela deu 17 pontos e no sábado (14), apenas 15. Muito abaixo do aceitável.

Exemplos

Programas como “Junto e Misturado”, “Divertics” na Globo é quase que irreconhecível. O critério de avaliação na hora selecionar formatos e conteúdos, sem dúvida alguma, caiu. E a audiência simplesmente está acompanhando essa queda de qualidade, somado ao fato de termos novas mídias com uma acessibilidade maior.

Só no começo

“Além do Horizonte” está só no começo. Com as festas de fim de ano, onde o número de televisores ligados é menor, não é de se espantar se a novela marcar apenas um dígito. E ainda há longos meses pela frente.

Se a novela estivesse no SBT ou Record, já teria mudado de horário algumas vezes, ou então saído do ar sem maiores explicações. Ao menos, essa é uma das vantagens da Globo, tentar fazer com que o produto renda o esperado de todas as formas. Ela, pelo menos vai tentar.

A coluna Enfoque NT é diária! Confira todos os dias uma crítica diferente sobre o mundo da TV; relembre todas.


Contatos do colunista: thiagoforato@natelinha.com.br - Twitter: @Forato_

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado