Colunas

Enfoque NT: A ineficácia das novelas da Record às 22h30


d6c19813dc00226b81168ac313c0db60.jpg
Divulgação

Desde 2006, com “Cidadão Brasileiro”, a Record passou a adotar a estratégia de iniciar a exibição de suas novelas após a das 21h da Globo. Quando terminava a da concorrente, havia uma migração em massa pra emissora de Edir Macedo.

A tática funcionou com algumas novelas, como “Vidas Opostas” e “Caminhos do Coração”, que registraram excelentes índices de audiência. Mas com o passar do tempo, e as novelas indo ao ar cada vez mais tarde, passou a deixar de valer a pena manter o horário das 22h30.

Com isso, a linha de shows entrava no ar cada vez mais tarde, e a audiência era ainda menor. É o efeito cascata.

Onde encaixar?

Antecipar a linha de shows para o horário da novela é uma boa ideia. Mas, onde entraria as principais produções da emissora? O “Cidade Alerta” e o “Jornal da Record” ocupa toda a faixa que poderia ser ocupada por uma novela com bastante competência. E no momento, é trocar o certo pelo duvidoso.

Contudo, por melhor que esteja o policial de Marcelo Rezende, ele tem prazo de validade. E quando isso acontecer é hora de jogar uma novela ali. “Prova de Amor”, em 2005, por exemplo, obteve grande êxito no horário das 7 da noite. E hoje, há uma vantagem: as novelas das 19h vêm numa queda constante e a faixa já está fragilizada. Com investimentos maciços, a Record poderia almejar alguma coisa melhor por ali.


Vale o preço?

Os fãs de Sabrina Sato que me desculpem, mas ela vale toda essa disputa entre Bandeirantes e Record?

Sem graça

A nova temporada de “Junto & Misturado” da Globo, está mais para uma “Mistura de Nada com Coisa Nenhuma”. Outra sitcom sem graça de final de ano. Só não perde para o “Divertics”.

Boa audiência

O “Globo Repórter”, sem alarde, foi o programa de maior audiência na semana passada da emissora carioca, após “Amor à Vida”, com 27 pontos, superando até o famigerado “The Voice”. O lanterna, é o “Zorra Total”, de longe, que deu só 18.

A coluna Enfoque NT é diária! Confira todos os dias uma crítica diferente sobre o mundo da TV; relembre todas.


Contatos do colunista: thiagoforato@natelinha.com.br - Twitter: @Forato_

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado