Colunas

Enfoque NT: "O Mundo Segundo os Brasileiros" ensina e entretém


dfcd37995232817489f8c1039a6897c0.jpg
Divulgação

No verão de 2011, a Band estreou o reality “O Mundo Segundo os Brasileiros”. E desde então, tem arrancado críticas positivas da imprensa e do público que assiste. Afinal, não é sempre que você vê como brasileiros conseguem lidar em países com culturas, hábitos e idiomas completamente diferentes daqui. A grande sacada é que um morador brasileiro de lá é quem mostra sua visão de como é viver lá fora.

É um programa diferenciado, e com conteúdo bastante qualificado. Atrações deste tipo estão em extinção na televisão aberta. “O Mundo Segundo os Brasileiros” ensina histórias e curiosidades que dificilmente saberíamos de outra forma, ao não ser que vivêssemos lá nos países mostrados, como um prédio construído para proteção em guerras nucleares na Rússia.

Tudo isso, é claro, pode ajudar em uma viagem futura. Bastante diferente de programas como o de Amaury Jr. e o “Companhia de Viagem” que mostram outra visão de países e cidades, com um apelo mais promocional.

Audiência

Se fosse pra visar audiência, certamente um programa como esse não existiria. Mas o desempenho do reality no Ibope é satisfatório. Entrando às segundas, depois do “CQC”, a atração tem conquistado entre 2 e 3 pontos de audiência. Bastante razoável.

O horário é esse mesmo. Para muitos a melhor opção, entre um filme na Globo, jornal no SBT e Roberto Justus na Record. Em outra faixa, teoricamente com mais visibilidade, o desempenho do programa não mudaria.

Realities assim fazem falta na televisão aberta. É a prova de que ainda existe vida inteligente nela. Ô se existe.

Para quem não consegue assistir, por conta de ser muito tarde, a Band disponibiliza em seu site logo no dia seguinte o programa na íntegra.

 

A coluna Enfoque NT é diária! Confira todos os dias uma crítica diferente sobre o mundo da TV; relembre todas.


Contatos do colunista: thiagoforato@natelinha.com.br - Twitter: @Forato_


 

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado