Colunas

NT Internacional: Criança de 6 anos causa saia-justa na TV americana

Comentário sobre chineses em programa cria polêmica e faz canal pedir desculpas


97410a6286a150a8de79e6b46d916c3b.jpg
Reprodução

Não é só no Brasil que piadas politicamente incorretas podem acabar criando polêmica, processos e confusão. O último caso do gênero, que causou um certo barulho na última semana nos EUA, por sinal, chama a atenção por ter vindo da boca de uma criança de apenas seis anos de idade.

Em um quadro do talk-show "Jimmy Kimmel Live" exibido no último dia 16 no canal ABC, um grupo de crianças conversam de forma espontânea com o apresentador em uma sala de reunião sobre assuntos do noticiário. A pauta do dia, ancorada por Kimmel, era um painel em que se revela uma dívida de U$ 1,3 trilhão dos Estados Unidos com a China. Quando é perguntada a opinião das crianças sobre como quitar a dívida, Braxton, um garotinho loiro, opina, naturalmente: "Matem todos os chineses".
 


Eis que o 80-20 Initiative, grupo que prega pela internet a igualdade de oportunidades para descendentes de chineses no país, declarou repúdio à exibição da piada. Grupos de sino-americanos reclamaram país afora e uma petição com mais de 60 mil assinaturas chegou à Casa Branca, comparando a piada com a retórica anti-semita pregada na Alemanha Nazista. Para o site "E! News", S.B. Woo, do 80-20 Initiative, disse que o protesto do grupo começou imediatamente após se constatar que o programa não era ao vivo e que o comentário da criança poderia ter sido cortado pelos produtores.

Antes que a questão chegasse nas mãos de Barack Obama, em resposta divilgada no último sábado (25) diretamente ao 80-20 Initiative, o canal ABC optou por se desculpar publicamente pela situação controversa. Declarando que o objetivo do quadro não era de ofender a comunidade imigrante e tinha função apenas de entretenimento, em resposta, o quadro com a declaração de Braxton deverá ser cortado de todas as futuras reprises e exibições em demais plataformas do programa de Jimmy Kimmel.

Afinal, com filmes de majors como Sony e Disney (da qual a ABC faz parte) ganhando cortes especiais com atores locais para este mercado, séries escalando atores asiáticos em papéis importantes (como é o caso de Ming-Na Wen, no ar em papel central em "Agents of S.H.I.E.L.D." - também da ABC) e tantas outras investidas visando maior bilheteria e aprovação do governo chinês, se tem um erro que as gigantes do entretenimento neste momento não querem cometer de jeito nenhum é criar um incidente internacional com a China - já que o prejuízo pode ser maior do que se pode imaginar. Uma piada de uma criança não pode jogar todo esse investimento por terra.

Fica a lição: em tempos globalizados, não importa sua idade, é bom tomar cuidado com o que fala.

Suspense

Após remakes na Colômbia e nos EUA (onde teve uma adaptação para o mercado hispânico realizada pelo canal Telemundo), "¿Dónde está Elisa?", novela de grande repercussão lançada no Chile em 2009, vai ganhar mais um remake, desta vez em Portugal.
 


Cartaz anunciando "¿Dónde está Elisa?", que ganhará remake em Portugal


O canal TVI lançará no próximo ano uma versão em português da trama de suspense, e já agendou as primeiras filmagens para novembro. A novela gira em torno de um caso de desaparecimento e da busca dos suspeitos, inspirados em casos reais como o de Madeleine McCain. Com 80 capítulos programados, Pedro Cavaleiro é o responsável pela adaptação, com supervisão de Afonso Pimentel e Virgilio Castelo.

Comédia

Trunfo da Rede Record, "Pica-Pau" ganhou mais um horário na sua programação, mas desta vez não aqui no Brasil: desde segunda (28), o desenho clássico entrou na grade da Record Internacional, sendo exibido de segunda a sexta, às 16h30 (horário de Lisboa). É uma estreia, já que o sinal internacional da emissora precisa de permissões específicas para veicular atrações estrangeiras fora do Brasil.

"Pica-Pau" faz parte de um pacote de novidades da Record Internacional, envolvendo mudanças de horário e novidades, como a reprise da novela "Poder Paralelo".

Curiosamente, a Record Internacional já veicula aos fins de semana uma programação de desenhos animados que não vão ao ar no sinal brasileiro da emissora - alguns com dublagem de Portugal, como a produção sul-africana "Supa Strikas".

Em tempo

- "A Lenda de Korra" está em uma má fase na audiência nos EUA. Lançada em 2012 com bons 4,5 milhões de espectadores, a continuação de "Avatar: a Lenda de Aang" foi perdendo audiência em sua segunda temporada. Mesmo com mudanças no estúdio de animação após reclamações do público, a série tem mantido uma média muito baixa de público, com cerca de um milhão de espectadores em seus últimos episódios.

- Com a morte da atriz Marcia Wallace na última semana, a personagem Edna Krabappel deverá ser aposentada de "Os Simpsons". A professora de Bart aparece desde a primeira temporada e recentemente tinha se tornado esposa de Ned Flanders - personagem o qual sua primeira mulher fora morta pelos roteiristas, após a saída da sua dubladora original. Wallace recebeu um Emmy em 1992 por seu trabalho de dublagem na série animada.



Pesquisador e produtor de projetos para televisão e cinema, Fábio Mendes traz para o NaTelinha as novidades e destaques das programações televisivas pelo mundo. Fale com ele pelo twitter: @fabio_menDS

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado