Colunas

Enfoque NT: "A Liga" se destaca com uma história e vários pontos de vista


5de77bd55402d1e47086b7d04e7cb237.jpg
Divulgação/Band

O programa “A Liga” estreou na Band em maio de 2010 e hoje conta com o comando de Thaíde, Cazé Peçanha, Rita Batista, Mariana Weickert e China, além de participações de Rafinha Bastos, que voltou à atração após um ano fora.
 
O formato é da produtora argentina Cuatro Cabezas (“CQC”, “Agora é Tarde” e “Quem Fica em Pé?”) , tem ares de jornalismo e até mesmo de reality-show.

Essencialmente jornalístico

“A Liga” tem o jornalismo no seu DNA por dar voz a quem não tem e ouvir mais de um lado da mesma história. O programa conquistou o respeito da crítica e mantém uma audiência bastante respeitável para os padrões da Band: uma média entre 3 e 4 pontos nas noites de terça-feira.

O jornalismo na televisão, na grande maioria, é quadrado, e o que difere “A Liga” dos demais é a forma como um tema é mostrado e conduzido.

Rafinha Bastos, quando esteve ausente por conta de uma piada que fez em 2011, fez bastante falta. É a cara do programa, e é o ingrediente que faltou nesse hiato que esteve fora.

Os repórteres realmente se colocam na situação e vivem o que “A Liga” se propõe a mostrar. A atraçãp veio justamente pra preencher essa lacuna que faltava, a de termos um jornalístico que mostrasse realidades distantes da nossa, e até mesmo próxima. O povo, quando vê uma realidade próxima da que vive, se sente representado.

Lembra dele?

Quem não se lembra do filme “O Sexto Sentido”, que ficou marcado pelas chamadas que o SBT exibia na época que detinha parceria com a Disney? “Eu vejo gente morta”... O longa-metragem vai ao ar na Globo na próxima quinta-feira (31), logo após o “Programa do Jô”, no Festival de Sucessos.

Chamadas sem Dirceu Rabelo

A voz padrão da Globo, Dirceu Rabelo, está perdendo cada vez mais espaço para atores da Globo. Tem gente da ABLAP (Associação Brasileira de Locutores, Apresentadores e Produtores de Rádio e TV) indignada que a emissora esteja colocando pessoas sem o DRT para locução.

 

A coluna Enfoque NT é diária! Confira todos os dias uma crítica diferente sobre o mundo da TV; relembre todas.


Contatos do colunista: thiagoforato@natelinha.com.br - Twitter: @Forato_

 

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado