Colunas

Enfoque NT: Religião e televisão não podem se misturar - parte 2


bed684578fadadf170c6141eb3d503e2.jpg
Foto/ilustração

O texto da coluna de ontem (23), com o tema de que religião e televisão não podem se misturar, rendeu vários comentários e teve gente que não entendeu o que este que vos escreve quis dizer.

O que deve ser abominada é a venda deliberada de horários na televisão para igrejas. Quantos milhões elas gastam mensalmente pra manter esse espaço que alugam? Com essa quantia, não seria melhor tentarem erradicar a fome no mundo, por exemplo? A palavra de Deus virou negócio. E um negócio caríssimo.

Misturar religião dessa forma é algo sim, que deve ser coibido. Há outras maneiras de inseri-la, de uma forma mais saudável e que se tenha um bom produto televisivo, a exemplo do que faz a Record, com suas últimas minisséries bíblicas, que garantiram excelentes índices de audiência e crítica positiva da mídia.

Assim, se investe, gera empregos, conquista a simpatia do mercado publicitário, agregando boa audiência. Simplesmente.

A Band, por exemplo, exibe programação religiosa no horário nobre há alguns anos. O intuito é apenas ter dinheiro em caixa e investí-lo na própria programação. Fato que está acontecendo e ela vem colhendo frutos desse investimento. Mas, se o canal quer crescer e alçar voos maiores, é inadmissível que continue se dando ao luxo de vender o horário. A audiência é nula.

Por sua vez, a RedeTV! também comercializa horário nobre, mas ao contrário da Band, não mostra investimentos e melhorias. Pelo contrário. Até a novela “Betty, a Feia” sofreu recentemente com o corte de custos da emissora. A trama colombiana ficou sem trilha sonora. Dessa forma, o canal não precisa pagar direitos autorais por ela.

Estação de televisão é concessão pública. Se for percebido que aquele que a recebe não tem a capacidade de gerar algum benefício para a população, não dê. Se for concedê-la para vender horários durante boa parte do dia (ou quase todo ele), é melhor não conceder.
 

A coluna Enfoque NT é diária! Confira todos os dias uma crítica diferente sobre o mundo da TV; relembre todas.


Contatos do colunista: thiagoforato@natelinha.com.br - Twitter: @Forato_

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado