Colunas

Enfoque NT: A queda da Record sem "A Fazenda"; e mais


fab2dde1007658b854b4b26c5961e9b1.jpg
Bárbara Evans foi a vencedora de "A Fazenda 6" - Divulgação

Mesmo que não tenha sido um sucesso avassalador como nas primeiras edições, “A Fazenda” continua deixando a Record com saudades.

A sexta temporada do reality foi exibida entre 23 de junho e 29 de setembro deste ano, deixando a emissora na segunda colocação na média diária (7h às 0h), todos os dias.

Agora, isso já não vem acontecendo de forma confortável como antes. Pior: estão ocorrendo derrotas para o SBT.

Os “culpados”

Não tem segredo. “A Fazenda” era um dos carros-chefes da programação e se foi. O “Cidade Alerta”, que antes marcava 11, 12 pontos, agora já caiu e atinge entre 7 e 9 pontos de audiência. Somado isso ao fato da novela “Pecado Mortal” não emplacar, o resultado não poderia deixar de ser catastrófico.

A diferença

O que difere o SBT e Record é muito simples. Enquanto a primeira se sustenta em intermináveis reprises ou conteúdo enlatado, em suma maioria, a segunda tenta se esforçar colocando no ar produtos nacionais, ao vivo, enfim. Procura investir. Não é por acaso que ela alcançou a vice-liderança.

O problema, contudo, é que essas “intermináveis” reprises do SBT conseguem frear o crescimento da Record. Com baixo custo, a emissora de Silvio Santos tem um bom retorno nos números do Ibope. E é isso que se vê: comodismo. Não há muita perspectiva de melhora.

“Sessão da Tarde” deslancha

A sessão vespertina da Globo que estreou novo pacote visual nas últimas semanas, e de péssimo gosto, por acaso, vem subindo no Ibope. Os filmes, que vinham marcando entre 8 e 12 pontos e sofria com a concorrência da mexicana “Rubi”, agora tem registrado índices maiores. Ontem, a sessão marcou 14.

Novo pacote de vinhetas da Globo

Do que já foi ao ar e do que está para ir, honestamente, a Globo está regredindo neste quesito. Muito colorido, 2D e simplório. Não faz a cara da emissora.

“Agora é Tarde” vem com dubladores

Nesta sexta (18), o talk-show de Danilo Gentili vai entrevistar Nelson Machado (dublador de Quico, da série “Chaves”), Cecília Lemes (Chiquinha, também de “Chaves”) e Garcia Jr. (He-Man, Arnold Schwarzenegger, Pica-Pau, Pato Donald, Simba, entre outros trabalhos). O programa promete. No ar a partir da 00h15, na Band.

 

A coluna Enfoque NT é diária! Confira todos os dias uma crítica diferente sobre o mundo da TV; relembre todas.


Contatos do colunista: thiagoforato@natelinha.com.br - Twitter: @Forato_

 

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado