Colunas

NT Internacional: Série derivada de "Os Vingadores" já inspira concorrentes

Mais três séries baseadas em super-heróis e quadrinhos já estão em produção


ca1fbffb7a51ce332de05266b78bb17f.jpg
Divulgação

Na última semana, estreou nos EUA (e no Brasil também, pelo canal pago Sony) a série "Agents of S.H.I.E.L.D.". A nova incursão da Marvel Studios no universo da TV é um derivado do filme "Os Vingadores - The Avengers", centrado no personagem Phil Coulson (Clark Gregg), que, após os eventos do longa, sucesso de bilheteria de 2012, reaparece para liderar uma equipe de agentes para enfrentar os efeitos colaterais da revelação de super-heróis ao mundo.

O piloto já apresenta uma característica interessante que funciona como um atrativo ao público que acompanhou os filmes da chamada "Iniciativa Vingadores": elementos apresentados nos filmes são utilizados como ponto de partida para criação de novas histórias na nova atração, tornando "S.H.I.E.L.D." parte do mesmo universo apresentado nas telas de cinema. Coulson, por exemplo, precisa ter sua presença justificada após os eventos de "Os Vingadores", dando margem à criação de toda uma nova história pregressa a ser explorada; o vilão do episódio foi indiretamente afetado pela mesma substância que foi apresentada em "Homem de Ferro 3", e por aí vai.

O público, a princípio, aprovou a proposta e entregou ao canal ABC a melhor estreia de uma série em quatro anos: 4,6 de rating entre o público entre 18 e 49 anos, com 11,9 milhões de espectadores às 20h da última terça (24). Números que incentivaram o canal ainda a fazer uma reprise especial do primeiro episódio na quinta-feira seguinte - e a concorrentes anunciarem projetos similares logo em seguida.
 


Participação do super-herói The Flash em "Arrow" é parte da tendência


"Gotham", da Fox, não perdeu tempo e foi divulgada no mesmo dia da estreia de "S.H.I.E.L.D.". Produção da Warner TV (dona da DC Comics), a série deverá se focar no personagem James Gordon, o comissário de polícia na cidade de Gotham, cidade onde vive o super-herói Batman. Já se torce para que, a exemplo da série concorrente, ela tenha ligação com os filmes de cinema do personagem (que voltará às telas em 2015, interpretado por Ben Affleck na continuação de "O Homem de Aço").

A DC também está envolvida em "Constantine", projeto em desenvolvimento pela NBC. Personagem que já foi apresentado no cinema em filme de 2005 (interpretado por Keanu Reeves), ele também, curiosamente, lidera nos quadrinhos uma equipe de heróis alternativa, a "Liga da Justiça Dark" - que tinha um projeto de filme circulando em Hollywood, comandado pelo diretor Guillermo del Toro ("Círculo de Fogo"), que pode ou não sair do papel.

E um terceiro programa já está sendo preparado para estrear em 2014. "The Flash", do canal The CW, já será apresentado dentro do mesmo universo de "Arrow", série do personagem Arqueiro Verde que estreia em outubro sua segunda temporada. Na pele de Grant Gustin ("Glee"), o super-herói já tem aparições confirmadas em três episódios da série-irmã antes de lançar seu voo solo.

Ao menos por enquanto, parece promissor esse filão que se apresenta para as emissoras de TV americanas, com a maioria já tentando arranjar seu naco na tendência. Resta saber se "Agents of S.H.I.E.L.D." vai corresponder o hype que criou em sua volta e manter o sucesso pelo resto desta temporada de séries - que está apenas começando.

Lixo na TV  (mas não é o que você está pensando)

O canal pago A&E cancelou, após seis temporadas, a série documental "Hoarders". O programa, lançado em 2009, tornou conhecida a compulsão de pessoas dos EUA por acúmulo de lixo em suas casas, apresentando a cada episódio um caso a ser ajudado.
 


Cartaz de divulgação de "Hoarders"


O programa fez sucesso de audiência nos EUA e, em várias ocasiões, teve alguns de seus 82 episódios reaproveitados na forma de matérias em programas brasileiros, como o "Repórter Record" e o "Domingo Espetacular", da Rede Record - inclusive rendendo liderança de audiência em algumas ocasiões, ao fazer paralelo com casos locais.

O assunto continuará sendo abordado na TV americana mesmo após este cancelamento. Canais concorrentes do A&E veiculam programas similares com o mesmo sucesso, como "Hoarding: Buried Alive", atração do canal TLC quase tão duradoura quanto "Hoarders" - está em seu quinto ano.

Nova Versão

O anime "Pokémon" vai ganhar uma releitura. Além de "Pokémon: The Series XY", que estreia em outubro e prossegue a jornada de Ash Ketchum em um novo continente, a primeira geração dos jogos para videogame ao qual o desenho se baseou será readaptada em uma série especial em quatro episódios, entitulada "Pokémon Origins".

O título, que traz traços, animação e personagens em versões diferentes da saga de Ash Ketchum, será mais fiel ao videogame original e será protagonizado por Red, um treinador Pokémon que viaja pelo continente de Kanto para capturar monstrinhos, enfrentar a Elite de treinadores do continente e seu grande rival, Blue (Green na versão japonesa).



Enquanto no Japão "Pokémon Origins" será veiculada de uma vez só no dia 2 de outubro, na forma de um especial de duas horas na TV Tokyo, no ocidente a série será veiculada, a princípio, apenas pela internet. A partir de 25 de novembro, os episódios poderão ser acompanhados pelo site oficial da franquia (https://www.pokemon.com/us/tv-episodes/pokemon-episodes/), dublados em inglês.

Em tempo

- Terminou na última sexta-feira (27) a novela "Dancin' Days" em Portugal. O remake da novela de Gilberto Braga sai do ar com 341 capítulos e a quinta maior média de público entre as produções lançadas por lá desde 2001, com 1.501.500 espectadores, 15.8% de audiência média e 32.3% de share - o melhor índice entre as produções do canal SIC -. "Dei-te Quase Tudo", atração da concorrente TVI lançada em 2005, ainda lidera o ranking, com média de 1.571.400 espectadores.

- O já citado diretor Guilhermo del Toro assina a "cena do sofá" do próximo episódio especial de Dia das Bruxas de "Os Simpsons", a ser veiculado nos EUA no próximo domingo (06). Será o 24º episódio temático da série, que lança anualmente uma antologia de pequenos episódios de terror parodiando elementos típicos do gênero com os personagens amarelos de Springfield.

- "Manos al Fuego", versão chilena adaptada - e melhorada - do programa brasileiro "Teste de Fidelidade", fez bonito em sua estreia no canal Chilevisión na última quarta-feira (25). Além dos 23,6 pontos de audiência alcançados pela atração, a repercussão nas redes sociais foi alta: a hashtag oficial do programa figurou em primeiro lugar nos Trending Topics locais.


Pesquisador e produtor de projetos para televisão e cinema, Fábio Mendes traz para o NaTelinha as novidades e destaques das programações televisivas pelo mundo. Fale com ele pelo twitter: @fabio_menDS

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado