Colunas

NT Internacional: Portuguesa SIC reformulará toda a sua grade diária

Vários programas e novelas serão substituídos nos próximos meses


6bd92a0c0e976213731c88cdc2f7c1d1.jpg
"Querida Júlia" sairá do ar, mas apresentadora continua

A atual grade diária de um dos maiores canais da TV portuguesa está com os dias contados.

O matinal "Querida Júlia" e o vespertino "Boa Tarde", ambos veiculados pelo canal SIC, sairão do ar e deverão ser substituídos no início do próximo ano por novos programas. Atualmente, as duas atrações, que seguem o formato de revistas eletrônicas diárias, ocupam juntas cerca de seis horas da grade da emissora.

A ideia é que os dois horários sejam ocupados por atrações de produtoras independentes e que Julia Pinheiro, apresentadora do "Querida Júlia", prossiga no comando de um deles. Mas o perfil e as produtoras responsáveis por tais novas atrações, que devem estrear juntas já em janeiro de 2014, ainda não foram definidos.

Novelas

A conhecida parceria histórica da SIC com a Globo, no entanto, segue garantida, mesmo com o término do remake local de "Dancin' Days" no próximo mês.

Das cinco novelas exibidas atualmente pelo canal, três são produções recentes brasileiras, e todas com espaço cativo em horário nobre. E, no ritmo de exibição das histórias, com todas se aproximando de seus momentos finais, já é esperada para os próximos dois meses uma renovação total de títulos em todas as faixas.

"Avenida Brasil", sucesso entre os portugueses na faixa das 22h45, é a primeira que terá uma sucessora no ar: a partir do próximo dia 2, estreia no seu lugar "Amor à Vida", com cerca de apenas quatro meses de atraso em relação ao Brasil. A também em cartaz por aqui "Sangue Bom" já é esperada para a faixa das 18h, que hoje veicula "Cheias de Charme".



O canal ainda exibe uma reprise de "Páginas da Vida" aos fins de noite, o qual dará lugar em breve a uma novela inédita: "A Guerreira", mais conhecida no Brasil como "Salve Jorge" - mudança de título para facilitar o acesso local -. O remake de "Dancin' Days", por outro lado, cederá espaço a "Ambição", trama local com texto português.

Tributo

É certo que Finn Hudson, personagem do falecido Cory Monteith, morrerá na série "Glee", mas, ao menos em um primeiro momento, as circunstâncias de sua morte não serão explicadas, contou o criador da série, Ryan Murphy, na última semana.

Chegou-se a ser especulado que, tal como o ator, Finn deixaria a série após uma overdose acidental de drogas, mas os produtores optaram por abortar a ideia para que não soasse como uma exploração indevida da morte do artista. O episódio-tributo a Cory, que será veiculado em outubro e começou a ser filmado na última semana, será "uma celebração à vida do personagem", garante o criador de "Glee": "Não teria como ser de outra forma".

A série estreia sua quinta temporada em 26 de setembro, mas a princípio apenas três episódios serão exibidos - um especial de duas partes com músicas dos Beatles e o episódio-tributo a Cory.

Logo depois, a produção de "Glee" entrará em um hiato por tempo indeterminado para a reestruturação da temporada. Um promo do retorno já foi divulgado pela Fox, que exibe o seriado nos Estados Unidos.

Todos atrás de Hillary - Parte II

A Fox TV Studios, que, como anunciado na última coluna, co-produziria a minissérie "Hillary" com a NBC, decidiu deixar o barco após o incidente com o Partido Republicano, que chegou a ameaçar um boicote à emissora norte-americana. Com isso, a minissérie, que seria protagonizada por Diane Lane, agora está com futuro incerto.

Mas a repercussão do episódio não desanimou uma concorrente, a CBS, a anunciar mais um projeto similar: a vida de uma secretária de estado americana no trabalho e em casa, coincidência ou não, também será o plot de "Madame Secretary", projeto de ficção que está em fase de pré-produção.

Entre os criadores da potencial nova série, está mais um nome de peso: o premiadíssimo ator Morgan Freeman.

Em tempo

- Após meses de especulação, parece que Jennifer Lopez voltará mesmo a ser uma das juradas do "American Idol". Em entrevista ao E! News, Casper Smart, namorado da cantora, confirmou a informação, aparentemente sem saber que ela ainda não havia sido divulgada oficialmente. Lopez foi jurada do show de talentos norte-americano por duas temporadas, em 2010 e 2011.

- Nicholas Sparks, o famoso escritor de romances que tem emplacado vários sucessos seguidos nas adaptações de seus livros aos cinemas (são dele "Diário de uma Paixão", "Um Amor para Recordar" e o recente "Um Porto Seguro"), vai tentar a sorte no ramo da TV. "Deliverance Creek" é o nome do projeto, que terá seu primeiro episódio exibido na forma de telefilme pelo canal pago Lifetime.

- O retorno de "Breaking Bad" para a última parte da sua temporada final nos EUA rendeu um recorde para o canal pago AMC: com 5,9 milhões de espectadores, o retorno no último dia 11 rendeu mais que o dobro da audiência da premiere da temporada no ano passado. Os números ainda favoreceram o primeiro episódio de "Low Winter Sun", exibido em seguida e que rendeu um público de 2,5 milhões.


Pesquisador e produtor de projetos para televisão e cinema, Fábio Mendes traz para o NaTelinha as novidades e destaques das programações televisivas pelo mundo. Fale com ele pelo twitter: @fabio_menDS
 

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado