Colunas

O Observador: "D.E." não errou ao repercutir polêmica sobre "O Canto da Sereia"


img20130114131212.jpg
Divulgação/TV Record
A Record exibiu neste domingo (13) uma reportagem especial repercutindo as críticas que o pastor de uma igreja pentecostal de Minas Gerais fez em relação à minissérie “O Canto da Sereia”.
 
A matéria do “Domingo Espetacular” gerou muita repercussão e opiniões sobre se a emissora agiu certo em atacar produtos da concorrente “sob o disfarce do interesse jornalístico” e beneficiar “direta ou indiretamente a Igreja Universal, cujo criador é também dono da emissora”, como disse o jornalista do UOL, Maurício Stycer.
 
Segundo boa parte da crítica à Record por conta de mais uma reportagem polêmica – a outra tinha sido a entrevista com Guilherme de Pádua, o que gerou revolta do público que julgou desnecessário a exploração do assunto –, a emissora perde credibilidade e audiência com atitudes assim. No entanto, o que se vê não é isso, mas um panorama muito diferente, que só destaca cada vez mais o “Domingo Espetacular”.
 
Domingo após domingo, o jornalístico apresentado por Paulo Henrique Amorim tem em suas pautas repercussão muito superior a programas concorrentes, como o “Fantástico”, por exemplo. Esse tipo de repercussão, ainda que boa parte dela não seja exatamente uma propaganda positiva, gera interesse no público e não diminui a credibilidade do programa – nem tampouco sua consequente audiência.

História de "O Canto da Sereia" gera polêmica e jornalístico da Record repercute
Foto: Divulgação/TV Globo
Os números provam isso e, muito diferente do que se propaga por aí – tendenciosamente ou não – o “Domingo Espetacular” caminha contra a tendência de queda da emissora e consegue se manter estável, além de um forte produto comercial.
 
Confira alguns números de audiência do “Domingo Espetacular” desde dezembro:
 
- Dia 02/12: 12 de média
 
- Dia 09/12 (Data da polêmica entrevista com Guilherme de Pádua): 10 de média
 
- Dia 16/12: 10 de média
 
- Dia 23/12: 7 de média (segundo lugar)
 
- Dia 30/12: 7 de média (segundo lugar)
 
- Dia 06/01: 10 de média
 
- Dia 13/01: 11 de média
 
A tão comentada reportagem deste domingo, apesar de todo o burburinho causado, foi somente a repercussão de uma grande polêmica envolvendo autores da Globo, com, inclusive, um espaço destinado à resposta do canal da família Marinho.
 
Em televisão, a resposta do público se dá em números de audiência. E o público vem respondendo, domingo a domingo.
 
 
Breno Cunha escreve sobre mídia e televisão há quatro anos e sempre foi conhecido por grandes discussões provocadas por suas críticas. No NaTelinha não é diferente. Converse com ele: brenocunha@natelinha.com.br / Twitter @cunhabreno
 
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado