Colunas

Direto da Telinha: Que horas "Máscaras" começa hoje?


img20120531093448.jpg
Divulgação/TV Record
Embora não tenha um grande público - o qual é inferior a programas matinais da própria Record -, quem assiste "Máscaras" deve estar se perguntando: Que horas a novela começa hoje?
 
Assistir "Máscaras" vem sendo, e já de alguns dias, uma tarefa difícil. É como se a Record brincasse de esconde esconde com um produto de orçamento que ultrapassa - e com folga - a margem dos R$ 60 milhões.
 
O drama do telespectador de "Máscaras" é bem fundamentado. Tudo ia muito bem nos primeiros dias de exibição da trama, que foi posicionada na faixa das 22h30. O horário exato nunca se soube, afinal a faixa de folhetins das 22h sempre foi condicionada ao horário em que a Globo termina a novela das nove. Mas até aí tudo certo, afinal uma considerável quantidade de telespectadores que acompanha aos folhetins da Record acompanha também aos da Globo.
 
Com os índices de "Máscaras" em queda, a Record passou a tomar medidas radicais em sua grade desrespeitando aquele que deveria ser sua prioridade: o telespectador. A primeira mudança foi jogar, de forma gradativa, "Máscaras" para um horário mais avançado. De 22h30 para 22h35, 22h40, 22h45... Na semana passada foram raros os dias em que a novela começou antes das 22h50. Quem tivesse que dormir, que contivesse seu sono. 
 
Na última segunda-feira (28), a situação chegou ao seu então ápice - que ao analisar o que estava por vir, esse era apenas um detalhe. "Máscaras" foi ao ar alguns minutos após as 23h. E o que o telespectador acompanhava nesta faixa? "Vidas Opostas", novela produzida há seis anos e que ganhou tratamento e espaço na grade de novela inédita - como se seus índices fossem muito além dos da novela realmente inédita. Na segunda em questão, começando às 23h, alguns telespectadores não aguentaram. "Máscaras", que tinha como recorde negativo de 6 pontos até a semana retrasada, caiu para 5 na sexta passada e chegou à casa dos 4 pontos neste dia.
 
Na terça-feira (29), dia de estreia de "A Fazenda 5", conforme poderia ser subentendido - e nunca divulgado - "Máscaras" foi transferida para a faixa das 23h30. O sono do telespectador havia virado detalhe. Até aí, com um pouco de bom senso, é possível entender a atitude da Record. Com seu horário nobre em terceiro lugar, ela não poderia e nem deveria se dar ao luxo de prejudicar "A Fazenda 5" por causa de uma novela pouco assistida. Nesta terça, inclusive, "Máscaras" teve 8 pontos de média, o melhor índice do mês.
 
O ápice, que havia sido a loucura feita na segunda-feira, foi transferido para esta quarta. "Máscaras", que havia começado às 23h30 na terça, começou às 22h05. E sem aviso nenhum ao telespectador. Só em dois dias houve um módulo de 1h25 entre os horários em que o folhetim começou. 
 
Ou seja, quem chegou em casa na terça para ver a novela às 22h, teve que esperar uma hora e meia. E esse mesmo telespectador, evitando perder tempo e que ligou na Record às 23h, se deparou com "A Fazenda 5" e rapidamente percebeu que a novela de Lauro César Muniz já havia acabado.
 
A falta de respeito ao telespectador é grande, a ausência de avisos é uma falha crucial e quem era para ser tratado como prioridade virou um mero detalhe. Teoricamente, o que resta é esperar que a direção da emissora possa respeitar, acima de tudo, o telespectador, afinal a emissora só existe graças a ele. 
 
Mas como isso pode ser visto como utopia, no campo prático só resta questionar ao diretor de programação Marcelo Caetano, ao número 1 Honorilton Gonçalves ou até mesmo ao dono Edir Macedo: Que horas "Máscaras" começa hoje?
 
 
O que você acha sobre as mudanças de "Máscaras"? Envie um e-mail para diretodatelinha@natelinha.com.br e converse com o colunista.
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado