Em queda

Jovem Pan News despenca após acusação de defender terrorismo no DF

Canal de notícias amargou baixa audiência na segunda-feira (9) em meio a polêmica


Tiago Pavinatto em Os Pingos nos Is na Jovem Pan News
Envolvido em polêmicas, Tiago Pavinatto é um dos comentaristas de Os Pingos nos Is - Foto: Reprodução/Jovem Pan News
Por Walter Felix

Publicado em 11/01/2023 às 11:41,
atualizado em 11/01/2023 às 11:44

Acusada de defender os ataques terroristas de domingo (8) em Brasília, a Jovem Pan News viu sua audiência despencar na segunda-feira (9). Nem o carro-chefe da programação, Os Pingos nos Is, que ocupa o horário nobre, salvou o dia, ficando atrás da CNN Brasil e da Globo News.

Na segunda, entre 18h e 20h59, a Jovem Pan News teve 0,6 ponto de média, com 0,9% de participação, ocupando o terceiro lugar no ranking dos canais de notícia da TV paga. No mesmo período, a GloboNews liderou com 2,3 pontos e 3,5% de participação, enquanto a CNN Brasil apareceu com 0,8 ponto e 1,3%.

O programa Os Pingos nos Is transmitiu, na ocasião, a reunião do presidente Lula (PT) com autoridades após a depredação das sede dos três poderes no Distrito Federal por apoiadores extremistas de Jair Bolsonaro (PL). Entre 20h e 20h59, a programação da CNN Brasil registrou o dobro de audiência, com 56% a mais de share.

No comparativo da audiência entre 6h da manhã à meia-noite, os números foram: GloboNews com 1,8 ponto e 3,8%; CNN Brasil com 0,5 e 1,1%; Jovem Pan News com 0,4 e 0,8%; Record News com 0,2 e 0,4%; e BandNews com 0,1 e 0,2%. Os dados são do Kantar Ibope e foram obtidos pelo NaTelinha junto a fontes do mercado.

A queda não é um fato isolado. Na comparação entre setembro e dezembro de 2022, Os Pingos nos Is perdeu 26% de audiência e 21% de share. Enquanto isso, a CNN Brasil, principal concorrente da JP News, vê crescer seus índices no horário nobre: na terça-feira (10), o share na faixa foi 25% maior.

Jovem Pan News tratou participantes de ato terrorista em Brasília como “manifestantes”

imagem-texto

A Jovem Pan está envolvida em uma série de polêmicas. A rede é alvo de um inquérito do Ministério Público Federal sobre fake news e de uma campanha de desmonetização em plataformas digitais, sob acusação de disseminar a desinformação. Na mesma segunda-feira, Tutinha renunciou ao cargo de presidente da empresa.

Na ocasião, o canal também decidiu afastar três comentaristas considerados defensores do bolsonarismo:  Rodrigo Constantino, Paulo Figueiredo e Zoe Martinez, por tempo indeterminado.

No domingo, em meio aos protestos golpistas e atos de vandalismo no Distrito Federal, o canal se meteu em uma nova controvérsia. Enquanto GloboNews e CNN Brasil classificaram os participantes dos atos em Brasília como "terroristas", a Jovem Pan, que apoia o ex-presidente Jair Bolsonaro, os tratou como “manifestantes”.

Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado