Mudanças

Por que Ana Maria Braga deixou a Globo SP há 13 anos e retorna só agora?

Apresentadora agora fica em definitivo na capital paulista

Ana Maria Braga no novo cenário do Mais Você em São Paulo. Foto: Maurício Fidalgo/TV Globo
Por Diogo Cavalcante

Publicado em 22/02/2021 às 07:30:00,
atualizado em 22/02/2021 às 09:34:10

Nesta segunda-feira (22), Ana Maria Braga consolida de vez o seu retorno a São Paulo, com a estreia do novo cenário do Mais Você nos estúdios da Globo na capital paulista. Este era um desejo antigo da apresentadora, que se viu obrigada a ir para o Rio de Janeiro há 13 anos, quando passava por dificuldades na audiência. Desta vez, com a pandemia do novo coronavírus e a saudade da família, foi o momento de fazer o caminho de volta. O NaTelinha relembra esse processo de vai e vem.

Nascido em outubro de 1999, o Mais Você foi o primeiro programa de entretenimento totalmente produzido das novas instalações da Globo em São Paulo, no Brooklin. E Ana Maria enfrentava nas manhãs, primeiro, a concorrência dos desenhos do SBT. Mas no final de 2006 veio um outro elemento para esquentar a disputa pela audiência: a Record, com a ascensão do Fala Brasil e do Hoje em Dia.

Para se ter ideia de como era acirrada a disputa, entre janeiro e 23 de julho de 2007, a média geral do Mais Você era de 8 pontos, ante 7 do SBT e 6 da Record no horário, segundo informou o Estadão em 26 de julho daquele ano. Não era raro o programa perder ou empatar com algum concorrente. E isso acendeu o sinal vermelho dentro da Globo.

Em outubro de 2007, o programa passou a ser do núcleo do Boninho, que promoveu mudanças estruturais semelhantes às ocorridas entre 1999 e 2001. Primeiro, foram convocados novos diretores para a equipe - Eduardo Xocante e Emília Silveira -. Pautas mais polêmicas e uma promoção envolvendo o BBB também entraram na roda. E não surtiram efeito.

VEJA TAMBÉM

“Mais Você é Mais Brasil”: A ida para o RJ

Em novembro de 2007, Boninho propôs a Ana Maria ir para o Rio de Janeiro. Por lá, o programa passaria a apostar nas celebridades e no mundo mágico dos Estúdios Globo (ainda chamados de Projac). A apresentadora aceitou o desafio e, em março de 2008, migrou para a cidade maravilhosa, mesmo sem cenário pronto.

“Desde que eu cheguei à Globo me perguntavam se eu não queria vir para o Rio. Eu me assustava, não me via morando aqui. Agora, depois de nove anos, achei que era o momento. As pessoas inteligentes mudam de ideia, ninguém tem que morrer pensando da mesma forma”, afirmou, em entrevista concedida ao O Globo na época.

Por um mês, Ana comandou a atração direto das cidades cenográficas, enquanto aguardava seu cenário ficar pronto. Em abril, passou a apresentar em estúdio. E um ano depois, em abril de 2009, realizaria o seu sonho: ter uma casa de verdade para o programa. A casa de vidro do Mais Você foi finalmente concluída, em uma área de mata do complexo da Globo em Jacarepaguá, onde antes ficava o espaço de gravação do Sítio do Pica Pau Amarelo.

Saudade da família e Covid: A volta para São Paulo

Mais de 10 anos depois de sua ida para o Rio, Ana Maria Braga começou a sentir saudades de sua terra, especialmente da família. Não escondia, em conversas reservadas, o desejo de voltar a São Paulo. No final de 2019, já era tido como certo que a apresentadora estava determinada a retornar de qualquer jeito.

O processo foi, de certa forma, facilitado pela pandemia da Covid-19, eclodida no Brasil em março de 2020. Com 71 anos, ela enfrentava uma nova batalha contra o câncer - portanto, duplamente dentro do grupo de risco da doença e precisando, mais do que nunca, ser preservada -. O Mais Você foi tirado do ar para dar espaço ao jornalismo.

Nesse tempo, Ana Maria continuava na TV fazendo entradas no Encontro com Fátima Bernardes, ao vivo, de sua casa em São Paulo. Com isso, já se entendia como irreversível uma saída da capital paulista. Em outubro, com a volta do Mais Você ao ar, foi montado um estúdio adaptado na residência da apresentadora, enquanto ela esperava a montagem do cenário na sede do Brooklin.

Agora, Ana vê seu desejo se tornar realidade. “Me sinto voltando para casa depois de uma longa viagem e revendo amigos que só via e conversava pelo celular e em reuniões online. Foi neste endereço que começou a minha história com o Mais Você. Estou muito feliz e com a sensação de que estou estreando um novo programa, com aquele frio na barriga e com muita expectativa”, declarou, em entrevista distribuída pela Globo à imprensa na última sexta-feira (19).



TAGS:
NOTÍCIAS RELACIONADAS
MAIS NOTÍCIAS