Publicado em 21/11/2022 às 17:21:50
Renata Afonso anunciou, nesta terça-feira (21), que está deixando a presidência da CNN Brasil. A atual CEO da emissora, que estava há um ano e meio na função, informou que com o fim da cobertura das eleições, considera ter encerrado um ciclo de mudanças na gestão, focado em relevância e crescimento do canal.
Um comunicado enviado à imprensa destaca a importância do trabalho da executiva para a empresa. "Renata Afonso reorganizou a governança corporativa da CNN Brasil, restabeleceu o relacionamento com o mercado publicitário, aumentou o número de anunciantes e de parcerias, além de fortalecer a presença institucional".
"A cobertura das eleições foi um marco da sua gestão, com reconhecimento da CNN Internacional, pela excelência da cobertura e linha editorial, além de recordes de audiência em todas as plataformas. O canal também registrou o primeiro lugar na média de audiência entre os 17 canais de TV por assinatura, no debate entre os candidatos à presidência no segundo turno", lembrou a nota.
VEJA TAMBÉM
O texto ainda diz que, nesse período, Renata promoveu mudanças na liderança executiva, reestruturou processos internos, com novas políticas para a gestão de pessoas, e lançou o projeto de evolução da cultura organizacional. "Impulsionou, ainda, as frentes relacionadas à Diversidade, Inclusão e Pertencimento, por meio de iniciativas internas para organização de um time diverso e do lançamento de produtos, como o CNN no Plural", completa.
Samson Desta, vice-presidente da CNN Internacional, elogiou à executiva: "Renata tem sido uma excelente líder para a CNN Brasil, fortalecendo a reputação da rede de jornalismo premiado e baseado em fatos e incutindo uma cultura forte. Desejamos a Renata o melhor em sua próxima empreitada e trabalharemos com a CNN Brasil à medida que avança no sucesso de sua recente cobertura eleitoral".
Já Rubens Menin, controlador da Novus Midia/CNN Brasil, desejou que Afonso tenha sorte em seus novos caminhos. "O trabalho e a dedicação incansáveis da Renata foram fatores determinantes nesta fase de reestruturação e consolidação da CNN", concluiu.
O canal de notícias anunciou que, com o fim do ciclo de liderança da CEO Renata Afonso, a empresa passa neste momento por um período de transição, em que o Executive Chairman João Camargo despachará diretamente com os executivos da casa. Em breve, será apresentada a nova estrutura de comando da emissora.
Na última quinta-feira (17), o NaTelinha já havia informado que Renata Afonso passava por um momento delicado na CNN Brasil. A executiva, que até pouco tempo era o principal nome da direção do canal de notícias no Brasil, perdeu poder com a chegada de um novo presidente no início do mês.
A reportagem apurou que a forma que Afonso soube sobre a nomeação de João Camargo à presidência e de Acácio Luiz Costa à vice-presidência da CNN Brasil desapontou a executiva. Ela perdeu força dentro do canal, já que os dois cargos estão à frente do dela na hierarquia da empresa. Suas decisões, então, passariam a ser subordinadas aos novos contratados, o que teria feito com que ela se sentisse desprestigiada.
Em meio a essa troca de gestão, ela optou por sair de férias, o que foi mal visto internamente. Por isso, seu retorno, marcado para esta segunda-feira (21), era dado como incerto.
Vilã não morreu
Mulheres de Areia: Isaura tem reencontro emocionante com Raquel
Estreou na TV aos 7
Lembra dele? Ex-ator mirim, Matheus Costa virou galã e bomba na web
Finalização do negócio
Campeões de todas as telas
Descontos agressivos
Recorde
Thereza Falcão
Novos ares
De olho
Mudanças
Reflexão
MDA
Mais opções
Em alta
Congresso
Indignação
Plataformas de emissoras
Project Kuiper
Estratégia de mercado
Novidade
Melhores do Ano NT
Vale o Escrito