Exclusivo

Desprestigiada, CEO da CNN Brasil tira férias surpresa e vira alvo de demissão

Renata Afonso saiu de cena em meio à perda de poder no canal e gerou climão nos bastidores; retorno na próxima semana pode não acontecer


Renata Afonso
Renata Afonso era a maior manda-chuva da CNN Brasil, mas isso mudou nos últimos meses - Foto: Reprodução
Por Walter Felix, com Sandro Nascimento

Publicado em 17/11/2022 às 11:15,
atualizado em 17/11/2022 às 11:28

CEO da CNN Brasil, Renata Afonso tirou férias em um momento delicado. A executiva, que até pouco tempo era o principal nome da direção do canal de notícias no Brasil, perdeu poder com a chegada de um novo presidente recentemente. A mudança a desagradou e motivou uma retirada estratégica, que pegou mal e pode custar sua demissão.

O NaTelinha apurou que a nomeação de João Camargo à presidência e de Acácio Luiz Costa à vice-presidência da CNN Brasil desapontou Renata Afonso. Ela perdeu força dentro do canal, já que os dois cargos estão à frente do dela na hierarquia da empresa. Suas decisões, então, passariam a ser subordinadas aos novos contratados.

Nos bastidores, comenta-se que a executiva se sentiu desprestigiada com a decisão. Toda a gestão de Afonso seria reavaliada pelos novos manda-chuvas. Em meio a essa troca de gestão, ela optou por sair de férias, o que foi mal visto internamente. Por isso, seu retorno marcado para a próxima segunda-feira, 21 de novembro, pode não acontecer.

A CEO utilizou o mecanismo de férias para reavaliar toda a situação e “repensar” sua permanência na empresa. Ela não foi avisada previamente sobre a chegada dos novos chefões – só descobriu quando a contratação já estava certa. Tornaram-se fortes os indícios de que sua posição estava insustentável no canal.

Insatisfação com resultados da CNN Brasil motivou troca de gestão

Renata Afonso
Retorno de Renata Afonso está marcado para 21 de novembro, mas pode não acontecer - Foto: Reprodução

Já há algum tempo, Rubens Menin, dono da MRV e do Banco Inter, que adquiriu a CNN Brasil, está insatisfeito com a direção, especialmente na área comercial. A mudança foi uma tentativa de reverter a previsão de faturamento, que foi caindo com o tempo. O canal estreou em março de 2020; no ano passado, Menin adquiriu 100% das cotas.

Segundo apurou a reportagem, a forma como Renata Afonso agiu pegou muitas pessoas de surpresa. A impressão foi de que a profissional “largou” o cargo, como se estivesse entregando os pontos. O clima é péssimo, e pessoas ligadas a ela ficaram decepcionadas com a forma com que conduziu a troca. Se, em algum momento, existiu a chance de ela permanecer na nova gestão, agora a probabilidade de isso acontecer é ainda menor.

Afonso era a verdadeira manda-chuva da CNN e passou a ser subordinada a João Camargo desde que este assumiu a presidência. Depois, também ficou abaixo do vice-presidente Acácio Luiz Costa na hierarquia interna. No início de novembro, com o início da nova gestão, os bastidores eram de medo de demissões a perda de poder do antiga chefona.

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Telegram.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado