Grande perda

Morre Lina Wertmüller, primeira diretora a ser indicada ao Oscar

Cineasta italiana era discípula de Fellini, diretor renomado mundialmente

Morre Lina Wertmüller, primeira diretora a ser indicada ao Oscar - Foto: Reprodução
Por Redação NT

Publicado em 09/12/2021 às 18:03:09

Nesta quinta-feira (9), a cineasta italiana Lina Wertmüller, considerada a primeira mulher indicada ao Oscar de Melhor Direção, morreu aos 93 anos, em Roma, na Itália. Apesar da causa da morte da artista não ter sido divulgada, uma amiga da diretora contou a revista Variety que Lina faleceu pacificamente em sua residência, próximo a sua filha e outros parentes.

A cineasta é considerada discípula de Frederico Fellini, ícone do cinema italiano, com quem trabalhou em 8½ - Oito e Meio (1963) como sua assistente. Nos anos 70, conquistou o mundo com sua estreia no Festival Cannes, com Mimi, o Metalúrgico (1972).

Em 1975 se tornou a primeira mulher a ser indicada ao Oscar de Melhor Direção com o longa Pasqualino Sete Belezas (1975), mas não levou o prêmio. O troféu só veio em 2019, quando Lina recebeu o Oscar honorário pelo conjunto de sua obra.

VEJA TAMBÉM

Morre Mila Moreira

Morreu na madrugada desta segunda-feira (6) a atriz Mila Moreira. A informação foi publicada pelo G1 com a confirmação do Hospital CopaStar, onde ela estava internada. A atriz tinha 75 anos de idade.

Ela começou a carreira como modelo aos 14 anos. Ao longo de sua carreira, participou de cerca de 30 novelas e minisséries. Foi uma das primeiras da passarela a ir para a atuação, o que lhe rendeu comentários preconceituosos na época.

Em uma entrevista ao Vídeo Show (1983-2019), ela relembrou o caso: "Na época, não era comum ter uma modelo fazendo televisão, então, claro que, inicialmente, teve um preconceito. Todo mundo ficava esperando para meter o pau mesmo".

"Os olhares tortos eram mais por conta de ser uma pessoa fora da classe. Era como hoje, as pessoas ainda acham que você está roubando o trabalho dos outros. Você estuda para ser atriz e chega alguém que só porque é bonitinha e está na moda vira atriz", disse ela.

Vote nos Melhores do Ano NaTelinha 2021

Está no ar uma das premiações mais tradicionais e respeitadas do meio, em sua 12ª edição. Confira as 20 categorias e eleja os melhores agora mesmo!

VOTE
TAGS:
NOTÍCIAS RELACIONADAS
MAIS NOTÍCIAS