Exclusivo

Tarso Brant, de A Força do Querer, comemora representatividade trans: "Me veem como exemplo"

Ator ajudou na concepção da personagem Ivana e atuou da novela, em reprise na Globo

Ivana (Carol Duarte) se entende como um homem trans ao conhecer T, vivido por Tarso Brant - Foto: Globo/Fabio Rocha
Por Walter Felix

Publicado em 04/01/2021 às 07:00:00

As trajetórias de Ivana (Carol Duarte), de A Força do Querer, e do ator Tarso Brant se cruzam dentro e fora da ficção. O jovem, hoje aos 27 anos, serviu de inspiração à autora Glória Perez na composição do personagem transexual da novela, atualmente em reprise na Globo. Ele também participou da trama como T, que ajuda a jogadora de vôlei a se entender como um homem transgênero.

Em entrevista exclusiva ao NaTelinha, Tarso Brant comenta a reapresentação de A Força do Querer. Exibida em 2017, a produção foi aplaudida na época pela abordagem da diversidade de gênero, inédita na TV brasileira. "A volta da novela ao ar fez renascer todos os questionamentos e pontos positivos que ela traz à tona", observa o ator.

O interesse em torno de sua história de vida por parte do público ressurgiu desde que T entrou no ar, em meados de dezembro. "Mais do que a minha visibilidade, a importância do assunto, que voltou a estar em alta e está sendo discutido novamente, neste momento, é incontestável", avalia Tarso.

VEJA TAMBÉM

"Todas as pessoas trans conseguem enxergar semelhanças com a personagem", diz Tarso Brant

O processo de reconhecimento e descoberta de Tarso Brant foi semelhante ao de Ivana, que assume o nome Ivan nos próximos capítulos de A Força do Querer. Da hormonização à retirada dos seios, passando pelos cuidados decorrentes do processo de adequação sexual, muito do que compõe a trajetória do personagem ficcional teve como base as vivências do artista.

"Consigo identificar várias coisas em comum, tanto eu quanto as outras pessoas que também constituíram a Ivana. Ela foi uma junção de pontos fundamentais de várias pessoas que conversaram com a Glória Perez. Acredito que todas as pessoas que são trans conseguem enxergar semelhanças com a personagem", diz.

Há três anos, a exposição do tema em horário nobre permitiu o enfrentamento da discriminação e do desconhecimento sobre o tema. "Percebi que, depois da abordagem da novela, a compreensão e aceitação das pessoas ficaram mais tranquilas. Começaram a compreender mais e ver com mais naturalidade um processo que é comum às pessoas. Todos nós passamos por transições ao longo da vida", reflete Tarso.

"Desde que jornais, revistas, programas de TV começaram a dar espaço para esse assunto, com certeza o preconceito e a falta de informação, que acabam sendo mais ou menos a mesma coisa, diminuíram consideravelmente. Estamos nos colocando mais no lugar um dos outros e tentando agir de uma forma mais humana", comemora.

Desde a primeira exibição de A Força do Querer, fama fez o ator servir de incentivo às pessoas trans

A estreia como ator em A Força do Querer potencializou a fama de Tarso Brant em 2017, processo que se repete agora, com a reapresentação da novela. Atualmente, sua rotina é acompanhada por mais de 640 mil seguidores só no Instagram. Ele comemora o fato de que sua história sirva de incentivo à aceitação e autodescoberta das pessoas transgêneros.

"A maioria dessas pessoas me vê como um exemplo, se inspira em mim. Desde que a novela foi ao ar pela primeira vez, isso cresceu bastante. Sempre agradeci muito pela oportunidade que tive em participar de um momento tão importante para o nosso país, especialmente para as pessoas que, antes, viviam desconfortos e histórias sem nenhuma perspectiva", afirma.

Depois da participação em A Força do Querer, Tarso investiu no teatro. O retorno à TV está nos planos do mineiro, assim como projetos para o cinema. "Meu objetivo é fazer mais trabalhos como ator. Não vou parar só com esse, não. Tem mais coisa boa vindo aí", garante.

"Prossigo minha rotina com meus cuidados com a saúde, pratico atividade física, continuo me aprimorando como ator. O ano de 2020 foi de muito estudo e de retomada de bons hábitos. Foi um ano de aprimoramento. A minha atividade como ator infelizmente foi interrompida como a de todos, mas 2021 está aí com muita novidade e renovação", promete Tarso Brant.

TAGS:
NOTÍCIAS RELACIONADAS
MAIS NOTÍCIAS