O Observador: "Joia Rara" ainda é um reino encantado sem princesa

Divulgação/TV Globo
Por Redação NT

Publicado em 23/09/2013 às 10:14:37

Estreia da semana passada, “Joia Rara” se mostrou ainda no primeiro capítulo uma explosão de novela. Se viu agilidade, fantasia e, claro, romance, componentes esses que não faltariam, em hipótese alguma, num trabalho das competentes autoras Duca Rachid e Thelma Guedes. Coisa de cinema.

O tempo, porém, foi passando e a trama, que estreou muito bem no Ibope, começou a se arrastar. O resultado natural disso foi o que aconteceu em seu primeiro sábado: pior audiência da história, no dia, de uma novela das 18h: apenas 13 pontos de média. O índice, entretanto, não é simplesmente obra do acaso.

A demora em apresentar Pérola (Mel Maia), personagem que servirá de base para a história – interpretada pela atriz mirim que se destacou em "Avenida Brasil" participando de poucos capítulos –, pode não ser a causa do desinteresse do público, mas certamente tem importante participação nisso.

Em linhas gerais, o erro de “Joia Rara”, portanto, está sendo na demora desta introdução, totalmente o contrário do que aconteceu com “Amor à Vida”, que também precisou de uma introdução à história principal, mas fez isso de forma breve – e as vezes até rápida demais.

Aliás, a diretora Amora Mautner fez exatamente isso, a destacar a extrema perfeição e brilhantismo, em “Avenida Brasil”, quando, em um capítulo, o telespectador ficou por dentro da história, entendeu o assunto e se apaixonou pela novela. Em “Joia Rara” tem sido diferente, Amora passou do ponto e os números do Ibope refletem isso.

Todo este cenário será, porém, muito embora preocupante, incapaz de atrapalhar o caminhar dessa superprodução da TV Globo. Os atores estão entrosados, são experientes, brilharam em suas respectivas novelas anteriores. As autoras levam ao público um texto original, que nem sempre se faz necessário, devido à intensidade que os atores transmitem em cena.

Uma joia rara na televisão, convenceu ser esta novela.

Deparado com um reino encantado, uma super novela, o público ainda espera sua protagonista, a grande aposta da Globo, a princesa do castelo. As cortinas já se abriram, a protagonista não apareceu, mas logo estará em cena. Resta-nos torcer para que, aí, não seja tarde demais e todos já tenham deixado o teatro.


Comente o texto no final da página. E converse com o colunista: brenocunha@natelinha.com.br / Twitter @cunhabreno
 

TAGS:
MAIS NOTÍCIAS