Se deu mal

Band demite comentarista esportivo acusado de praticar ato de racismo ao vivo

Band demitiu Farid, que pediu desculpas pelo ato


Farid, agora ex Band, em foto
Farid foi demitido - Foto: Reprodução/Internet
Por Redação NT

Publicado em 15/12/2023 às 20:57,
atualizado em 15/12/2023 às 20:58

Na tarde desta sexta-feira (15), a Band tomou a decisão ao demitir o jornalista Farid Germano Filho, comentarista que participava do programa Os Donos da Bola RS. A demissão ocorreu em decorrência de um ato acusado de racismo cometido por Farid durante a edição do programa veiculada na última quinta-feira (14).

A polêmica teve início quando o comentarista, torcedor declarado do Grêmio, fez uma imitação de sons de macaco no chão, referenciando o goleiro Kidiaba, do Mazembe, clube da República Democrática do Congo. O Mazembe ficou conhecido por eliminar o Internacional na semifinal do Mundial de Clubes de 2010. A atitude de Farid gerou revolta entre grupos negros do Rio Grande do Sul, torcedores do Internacional e a direção da emissora.

Graciele Lacerda rompe o silêncio e faz grave acusação a Amabylle Eiroa: "Foi calada"

Milei vai usar Forças Armadas para impedir protestos na Argentina

Diante da repercussão negativa, Farid foi afastado imediatamente do programa e iniciaram-se os trâmites para o seu desligamento. A Band também optou por excluir de suas redes sociais e de seu canal no YouTube a edição do programa que continha o gesto apontado como racista.

Na edição seguinte do Os Donos da Bola RS, o apresentador Filipe Gamba pediu desculpas publicamente pelo ocorrido. "Eu quero passar pra vocês a minha verdade, a minha interpretação daquilo que aconteceu ontem aqui. Eu e meus colegas sempre pautamos nossas carreiras combatendo todo tipo de discriminação. E o que aconteceu aqui ontem foi uma discriminação: o Farid, imitando o Kidiaba, emitindo sons de macaco. Uma mensagem racista, transmitida por este programa", afirmou Filipe.

Pouco depois, Farid Germano Filho utilizou suas redes sociais para se manifestar sobre o episódio. "Estou nesse momento fazendo essa manifestação de muito pesar, mas de coração muito aberto. Eu cometi um erro, um erro grave. Eu fiz a imitação do jogador Kidiaba e alguns sons que poderiam ou que caracterizaram racismo. Eu não sou racista. Estou aqui para pedir desculpas, eu errei, não posso repetir meus erros. Meu coração sangra. Com a máxima verdade e lealdade, me perdoem", declarou.

TAGS:
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado