Crise

Globeleza 2024: Falta de patrocínio faz nova baixa na Globo

O programa Seleção do Samba não ganhará uma nova temporada


Comissão de Frente da Imperatriz Leopoldinense
Comissão de Frente da Imperatriz Leopoldinense, campeã do Carnaval carioca em 2023 - Alexandre Durão/TV Globo
Por Jéssica Alexandrino

Publicado em 04/07/2023 às 04:30,
atualizado em 04/07/2023 às 12:46

Após duas edições, o programa Seleção do Samba não ganhará uma nova temporada na Globo por falta de patrocínio. A atração foi idealizada durante a pandemia da Covid-19, para marcar o retorno das atividades das escolas de samba, e chegou a ganhar até mesmo episódios extras pelo sucesso que fez, mas o faturamento abaixo do esperado com o Carnaval 2023 pesou contra a renovação da produção.

Gabriel David, diretor de marketing da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), relacionou o cancelamento do programa com os problemas comerciais que a emissora vem tendo com o produto "Globeleza": "A gente está pensando como pode reformular. Lógico que não é algo formado só pelos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro, mas entendemos que é preciso ter mudanças. Hoje, o carnaval já tem capacidade de desenvolver certas ideias próprias de outras formas, seja na internet ou em outras emissoras".

Ao Carnavalesco, o executivo explicou que, no que se refere aos desfiles, o canal segue com o mesmo interesse, mas "no Seleção do Samba a Globo quer dar uma recuada". No Carnaval deste ano, das cinco cotas de patrocínio disponibilizadas para o mercado, apenas uma foi vendida. A gigante brasileira Ambev apostou na produção e quis estampar a marca da Brahma, mas somente esse cliente não conseguiu fazer com que a ex-vênus platinada atingisse suas metas comerciais.

"A relação da Liga com a Globo é muito boa, temos uma parceria de anos que é fundamental para o Carnaval. Vamos ter uma série de reuniões nos próximos meses, em que será conversado sobre o produto 'Globeleza', para entender como podemos evoluir", destacou Gabriel David. "A ideia é voltar a se concentrar única e exclusivamente no desfile. Já os programas oriundos do Carnaval, nossa intenção é levar para outros lugares, não só a Globo. Até porque, ali a gente vai ter que entrar em uma disputa de horário e de visibilidade ao longo do ano, cujo resultado pode ficar aquém do que precisamos", completou ele.

As apostas de Globo, Record, SBT e Band para o segundo semestre

Fantástico causa espanto ao ignorar julgamento que tornou Bolsonaro inelegível

Na primeira edição, exibida entre outubro e novembro de 2021, o Seleção do Samba mostrou as finais da disputa de samba-enredo nas 12 escolas do Grupo Especial do Rio de Janeiro para o Carnaval de 2022. Apresentada por Luís Roberto e com comentários de Teresa Cristina e Milton Cunha, a atração teve tanto êxito que ganhou mais dois episódios para apresentar as obras eleitas.

Já no ano seguinte, a segunda temporada foi feita com algumas alterações, sendo comandada por Milton Cunha e gravada nas quadras das escolas. O programa documentou o processo de escolha dos sambas e contou um pouco sobre a história das agremiações. Seis episódios foram ao ar, divididos entre as escolas cariocas e as de São Paulo.

O que está acontecendo com o Carnaval da Globo?

Milton Cunha, Luís Roberto e Teresa Cristina posando juntos para foto em cenário do Seleção do Samba
Milton Cunha, Luís Roberto e Teresa Cristina apresentaram 1ª temporada do Seleção do Samba - Leandro Ribeiro/TV Globo

Em fevereiro deste ano, o NaTelinha conversou com alguns publicitários para entender o que estava acontecendo com o Carnaval da Globo. Os especialistas explicaram que o mercado vive um momento de retração e, com isso, colocar o anunciante nos meios digitais para impactar o público-alvo se mostra, na maioria dos casos, mais barato e eficaz. Além de que as marcas estão apostando, cada vez mais, na ativação presencial com o crescimento do Carnaval de rua.

Na época, ainda falando sobre a dificuldade que a emissora carioca teve na hora de fechar patrocinadores, todos foram unânimes em dizer que as transmissões dos desfiles das escolas e samba precisam mudar seu conceito como show para que haja renovação entre os telespectadores. Hoje, o produto é visto como algo consumido, em grande parte, pelo público mais velho e com pouca repercussão na segunda tela, as plataformas digitais.

Procurada na última quinta-feira (29), a Globo se manifestou. Após a publicação da reportagem enviou a seguinte resposta: “O projeto do carnaval Globeleza está em desenvolvimento”.

Logo Superviral
Se for SURPREENDENTE, é SUPER VIRAL.

Aqui você encontrará os assuntos mais interessantes do momento e conteúdos incríveis. Bichos, fatos históricos, lendas urbanas, viral e muito mais. No Super Viral, o inusitado acontece!

Confira
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado