Em chamas

Xuxa, novela e 4 horas de fogo: Os incêndios que quase destruíram a Globo

Fogo tomou conta da emissora carioca em algumas ocasiões em mais de 50 anos no ar


Fumaça saindo de cidade cenográfica da Globo
Incêndio na Globo já destruiu novelas e acabou com cidade cenográfica - Foto: Reprodução
Por Thomaz Rocha

Publicado em 18/11/2022 às 17:45,
atualizado em 18/11/2022 às 17:45

O incêndio ocorrido na tarde desta sexta-feira (18) nos Estúdios Globo ligou o alerta para o maior cuidado com a prevenção ao fogo dentro das instalações da emissora. O tema já tinha sido revisto há cinco anos, quando outro fogaréu tomou conta de um galpão de Deus Salve o Rei (2018), poucos dias da estreia da novela. Na ocasião, as chamas destruíram o local e o pânico se instalou, já que as gravações da trama estavam acontecendo perto dali.

A atriz Rosamaria Murtinho, que interpretava a rainha Crisélia, foi retirada às pressas do set de filmagem. O protagonista Rômulo Estrela e o diretor artístico Fabrício Mamberti também estava na área quando o fogo se alastrou. A decisão do diretor foi parar imediatamente as gravações. No dia seguinte, todos se reuniram para saber o que ia acontecer com a novela já que faltavam poucos dias para a trama estrear.

Foi então que o canal resolveu manter a data de estreia e uma verdadeira força-tarefa foi acionada para reconstrução da parte interna do castelo de Montemor, um dos cenários principais do folhetim, incluindo os quartos, salão com trono, sala de jantar e outros espaços. Ao longo da história outros incêndios catastróficos na Globo acabou causando muitos prejuízos. Confira!

O incêndio na Globo Rio em 1976

Um incêndio de grandes proporções atingiu a Globo em 04 de junho de 1976. O fogo destruiu parte das instalações da emissora situada no Jardim Botânico, Zona Sul do Rio de Janeiro em quatro horas de catástrofe. Na época, muitos duvidavam se a Globo iria sair do ar, já que as chamas tomaram conta de equipamentos técnicos da empresa. Um novo maquinário foi trazido de São Paulo e Brasília para que a transmissão não fosse afetada.

O motivo para o fogo foi um curto circuito ocorrido no sistema de ar condicionado do canal. Apesar da parte técnica ter sido destruída pelas chamas, muitas fitas de vídeo tape das novelas foram salvas e encaminhadas para um depósito improvisado, localizado no antigo Teatro Fênix. Porém, os arquivos jornalísticos e cinematográficos foram perdidos nas chamas, conforme matéria da Folha de S. Paulo publicado no dia seguinte.

Confira:

 Xuxa, novela e 4 horas de fogo: Os incêndios que quase destruíram a Globo

O incêndio na Globo São Paulo em 1969

O primeiro grande incêndio na Globo causou muito transtorno. A novela A Cabana do Pai Tomás (1969) estava sendo produzida quando as chamas destruíram parte da emissora em São Paulo, acabando com os primeiros 20 capítulos da trama.

Com isso, as filmagens foram transferidas para o Rio de Janeiro, onde foi desenvolvida. A próxima trama das 8 na época, Véu de Noiva (1969), também teve que ter sua estreia adiada, fazendo com que a trama anterior, Rosa Rebelde (1968), fosse espichada em quase 100 capítulos para que, finalmente, a nova novela da Janete Clair fosse lançada sem mais problemas. Folhetins como Passo dos Ventos (1969) e O Rei dos Ciganos (1967) foram completamente destruídos no incêndio.

Outros incêndios

Em 1971, outra tragédia marcou a Globo. As chamas lamberam o estúdio e o depósito de fotografia da emissora. No local, era transmitido o Moacyr Franco Especial, com um auditório para mais de 300 pessoas. 30 anos depois, um incêndio tomou conta do Estúdio F, no antigo Projac, durante a gravação do especial de Carnaval no Xuxa Park.

No acidente 26 pessoas foram feridas, mas resgatadas com vida. Nas imagens divulgadas pela emissora, Xuxa Meneghel aparece apavorada quando se dá conta que o estúdio está em chamas e, logo, o desespero começou a se abater sobre as pessoas. Após o incidente, o programa foi cancelado. No incêndio desta sexta-feira, a cidade cenográfica de Todas as Flores, trama da Globoplay, foi destruída.

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Telegram.

Participe do grupo
TAGS:
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado